quinta-feira, junho 13, 2013

Sobre os protestos contra os aumentos de passagem

1) Qualquer protesto é livre desde que ocorra de forma pacífica e não atrapalhe um outro protesto que tenha sido agendado anteriormente no mesmo local junto às autoridades. Procurem no art. 5º da Constituição.

1.1) Importante: as autoridades não tem poder para dizer "não, vocês não podem se manifestar", mas o aviso é necessário para que elas possam oferecer segurança aos próprios manifestantes (porque senão não interditam a via e um motorista desavisado pode entrar na pista e atropelar alguém) às pessoas que não têm nada a ver com a história e o patrimônio público e privado.

2) Se os manifestantes começarem a promover quebra-quebra e violência é óbvio que a polícia vai (e TEM QUE) baixar o cacete. Isso em qualquer lugar do mundo. O que ela não pode é usar força desnecessária, como houve no Massacre da Novacap em Brasília, onde mandaram o Bope reprimir uma manifestação de trabalhadores. Com armas de fogo. Também não é o caso de mandar Bope ou Tropa de Choque da PM desinterditar rua que foi tomada por foliões, como também já houve em Brasília.

Vamos ao mérito:

3) Aumento de passagem é uma porcaria? Sim, é. Mas com o aumento da inflação e com o gatilho salarial (ou por causa dele) não dá para ser diferente. Se os salários dos rodoviários são regulados pelo salário mínimo, é óbvio que os custos das empresas vão aumentar. Para não falar do aumento que houve nos combustíveis.

4) Mais eu não defendo as empresas de ônibus aqui. Elas são filhas da puta. Por mim todos seus donos seriam enforcados nas próprias tripas. O modelo de concessão de linhas urbanas, interurbanas e interestaduais no Brasil é horrível, para dizer o mínimo. É ISSO que deveria mudar, e qualquer mudança na realidade que não envolva ESSE ASPECTO NÃO. MUDARÁ. A .REALIDADE. Ah, e é porque não quero lidar com esse tipo de gente que nunca cogitei fazer concurso para a ANTT.

5) Uma das propostas postas à mesma é que o transporte seja gratuito e subsidiado pelo poder público. A resposta é: NÃO. Primeiro porque isso é sustentar os filhos da puta donos de companhias de ônibus (ver "4"). Segundo porque isso vai causar uma sangria enorme nos gastos públicos. Já gastamos mal com saúde, já gastamos mal com educação, já gastamos mal com segurança e vocês querem tirar dinheiro que poderia para essas áreas para poder andar de graça por aí? Desculpe, mas não. Você quer a verdade? Então toma: os meios são limitados.

6) Finalmente, NUNCA me chamem para manifestações organizadas por PSTU, PCO e Psol. Árvores podres só podem gerar frutos podres.

Nenhum comentário: