sexta-feira, junho 14, 2013

MTV Brasil (1990 - 2013)

E pensar que muito brasileiro viveu menos que ela... Complicado.

Muito já foi dito da decadência da MTV no Brasil, mas essa decadência é global, e a irrelevância dela já era cantada há muito tempo (pelo menos desde a consolidação do Youtube em 2006).

O problema é que ela errou FEIO na sua estratégia. Programas de videoclipes ainda funcionam (ou não teríamos o TVZ no Multishow, o PlayTV, etc. E fazer um programa só com videoclipes é baratíssimo: você só precisa de um VJ com chroma key  ou com um estúdio e pagar os direitos dos clipes. De preferência ao vivo, pois (por razões que desconheço) é mais barato. O problema é que a MTV (e isso vem dos EUA) resolveu produzir conteúdo... RUIM! Gente, o Adnet é RUIM (se fosse bom estaria fazendo sucesso na Globo, o que não está). O Marcos Mion é uma pessoa totalmente IRRELEVANTE. As únicas coisas que saíram da MTV e que prestaram foram o Zeca Camargo (que já era jornalista da Folha antes de ir para a MTV), a Maria Paula e, ao que tudo indica, a Tatá Werneck. Aqueles programas de auditório SEMPRE foram uma porcaria (salvo pelo Gordo Freak Show - já já falo dele...).

Hermes e Renato, por mais que goste deles, é um humor para nicho. Esses últimos cinco episódios que fizeram para a MTV ficaram sensacionais. Parece que foram espertos e usaram a grana que ganharam da Record (e não deve ter sido pouca) para abrir uma produtora, e com isso podem tranquilamente migrar para um outra TV a cabo que continuarão fazendo sucesso. Ainda mais com a tal de cota para produto nacional que todos os canais a cabo que não são de notícias serão obrigados a passar.

Falando em cota, chego a João Gordo. Se há uma coisa que faz com que o rock seja inerentemente melhor que a MPB é porque não há uma busca generalizada pela "proteção do Estado" por parte dos roqueiros. Se organiza-se um show e os caras são bons, bem. Se o show é um fiasco, os organizadores que arquem com o prejuízo. Não estou criticando o povo que toca em shows patrocinados pela prefeitura, pois eles estão ganhando um cachê (e os prefeitos, afinal, procuram esses artistas porque há interesse em agradar seus potenciais eleitores), e isso é um trabalho normal. Estou é criticando esses artistas velhos e filhos de artistas velhos (e até musicais onde já há gente querendo comprar ingresso pelo ladrão) que sabem o caminho das pedras, conseguem captar dinheiro via Lei Rouanet e conseguem captar milhões para fazer projetos irrelevantes e não tocar para ninguém.

Sim, o João Gordo. Ele fez a merda de entrar para a Record, mesmo sendo quem compôs "Igreja Universal" e falando que "nem por R$ 1 milhão aceitaria trabalhar na Globo" (a Record deu R$ 2 milhões para ele, será?). Sendo que antes de ele sair da MTV ele era um pai dedicado que levava seus filhos para ter aula de natação, portanto não venham me dizer que ele saiu porque pagavam pouco na MTV. Pulou o tubarão. Mas soube que ele iria sair da Record após o Ídolos Kids. Por isso, estava disposto a perdoá-lo após o mesmo período em que ele esteve naquela rede. Até que eu soube que ele fará um modelo de talk-show e tentará emplacar em alguma TV a cabo para entrar na cota de produção nacional. Ah, PUTA QUE O PARIU! O LOBÃO mostrou-se mais digno que você, Gordo. O LOBÃO! O cara que denunciou jabá na MTV e depois foi trabalhar nela! O cara que meteu o pau nos artistas que faziam "Acústico" e depois fez um. E sabe por que, Gordo? Porque ele conseguiu se reinventar escrevendo livros (gostem do conteúdo ou não) e não precisa de "cotinha" para sobreviver. Consegue se virar sozinho. Até o Clemente dos Inocentes tem uma vida mais digna cantando na Plebe Rude.

E você, que está me lendo, acha que ele tinha mais que fazer isso mesmo, eu te respondo: é por causa de MERDAS feito você que esse país está essa porra. Você não é diferente do Afif Domingos, que é vice-governador do Alckmin e ministro da Dilma. Você não se diferencia dele.

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