domingo, junho 30, 2013

Mais Datafolha pós-manifestações (ou: uma Rosa para Lula)

1) Dilma ainda tem 45% de intenções de voto no Nordeste. Já no resto do Brasil as intenções estão abaixo de 30%.

Isso confirma a minha tese do "Brasil Caipira". Farei um recorte de dados arbitrário agora, mas vamos ao estado mais relevante do Nordeste, que é a Bahia. Segundo instituto de pesquisa Tabajara de lá (desculpem, mas por razões desconhecidas nem o Datafolha nem o Ibope estão fazendo pesquisas regionais) o atual prefeito de Salvador ACM Nato Neto está liderando as intenções de voto com 55%. O Geddel Vai às Compras Vieira Lima está distante em um segundo lugar com 8,5% das intenções. Provavelmente o segundo mandato do Jacques Wagner não está tão bem avaliado assim... Ou seja, ela não terá palanque favorável lá e nem em outros lugares, como no Distrito Federal.

1.1) Dilma perde para a Marina no Norte/Centro-Oeste e Sudeste.

Isso é interessante. O Sudeste já suspeitava devido à quantidade de porraloucas no Rio e São Paulo, mas Norte/Centro-Oeste isso é surpreendente. Mas nesse caso não acho que se sustenta.

2) A preferência pela Dilma está em 34% nas cidades do interior.

Isso é importante, mas não para ela, e sim para o Lula. Não que ele esteja por detrás de tudo (não está), mas o cenário está cada vez mais propício para que ele se candidate. Tipo, se a Dilma depois dessa merda toda ainda tem 34% dos votos, o Lula teria um conforto maior.

PORÉM, o Lula pode sofrer o "efeito Maluf/Pitta", além de já estar ferido com os espinhos da Rosa...

3) Dilma tem 36% das intenções de voto da população com renda de até 2 salários mínimos.

Também bastante terreno para o Lula.

Ainda acho que o PT ganha no ano que vem, mas o cenário está cada vez mais nebuloso... O que decidirá é a economia e a capacidade de a Dilma promover aquele boom típico de anos eleitorais.

Nenhum comentário: