quinta-feira, junho 11, 2009

MMM (Mais Malstrom e Mario)

Sim, o foco principal do Malstrom é analisar o sucesso da Nintendo. Mas isso não significa que ele seja completamente acrítico à compania de Kioto. Ele me fez descobrir que, felizmente, não sou o único que soltou vivas quando a Nintendo anunciou um Mario 2d para o Wii. E, explicando o fato, atacou a maior vaca sagrada da Nintendo, o Shigeru Miyamoto (criador do Mario, Zelda, Pikmin, Wii Sports, Wii Fit, etc).

Segundo Malstrom, Miyamoto consideraram os "Marios 3d" sucessores dos "Marios 2d", mas as vendas daqueles, principalmente no Japão, eram bem inferiores comparadas a estes. Até que resolveram fazer um remake de Super Mario Bros para o Nintendo DS. Resultado: vendeu quase 18,5 milhões de cópias, sendo o quarto jogo não incluído em console mais vendido em todos os tempos.

Daí a Nintendo lançou "Super Mario Galaxy" para Wii, que "fracassou" (para padrões de arrasa-quarteirão da Nintendo), vendendo "apenas" 8 milhões de cópias, e principalmente nos EUA - menos que SSBB e Mario Kart Wii. Tanto teria "fracassado", segundo Malstrom, que no Japão a propaganda do Mario Galaxy enfocava mais as similaridades com o Mario DS que o aspecto revolucionário desbundante do Mario Galaxy.

Sem contar o Virtual Console. Quem você acha que ganhou a parada entre Super Mario Bros e Mario 64?

Portanto, seria lógico que fizessem um Mario 2d para Wii. Malstrom diz que conhece muita gente que compraria um Wii, pois sentiu que a Nintendo "abandonou" a franquia Mario desde o Yoshi's Island. Não chego a esse ponto, uma vez que o Wii custa quase 3x mais aqui que nos EUA, mas conheço muuuuita gente que não se identifica com jogos 3d*, e os Mario 3d com uma dinâmica de jogo completamente diferente.

Sobre o Super Mario Galaxy 2, que ele chama carinhosamente de "Mario Galaxy: Lost Levels", ele simplesmente não entende. Daí a conclusão de que a equipe do Miyamoto é extremamente apegada à fórmula 3d.

Enfim, assim como o Malstrom, fiquei mais entusiasmando com o NSMBW do que com o SMG2. E, com certeza, não somos apenas nós...

*Infelizmente a Sega não é mais aquela, mas seria MUITO BOM que fizessem um Sonic 2d com a tecnologia atual...

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