terça-feira, junho 02, 2009

E3 2009 - Nintendo, uns trocinhos e JOGOS

Como eu disse, a conferência da Nintendo foi hoje. Como eu disse errado, a da Sony na verdade também foi hoje. Vou pular os anúncios para DS porque (ainda) não é muito a minha área.

A Big N deu obviamente uma cobertura razoável para o MotionPlus. Para quem não sabe, é uma extensãozinha pra colocar no Wiimote para aumentar a sensibilidade deste. Será lançado no fim de julho nos EUA, separado e com o jogo Wii Sports Resort - que, assim como o Wii Play, venderá milhões sem ser lá grande coisa. Mesmo porque estão para sair uma cacetada de jogos que utilizarão o MotionPlus

Continuando nos acessórios, parece que terá um outro, chamado 'Vitality Sensor" e será um... aparelho pra medir pressão! Já sei, foi algo feito especialmente para o povo que comprou Wii só pra jogar Wii Sports e Wii Fit! Provavelmente também virá com um jogo que também venderá milhões sem ser grande coisa. Mas será um diferencial e tanto em comparação com o futuro Projeto Natal...

Ah, e falando nos "Jogos Wii" para Wii, vai ter também um Wii Fit Plus, um Wii Fit com mais salamaleques. Prevejo daqui a uns três anos começarem a vender a Balance Board com os dois jogos. Mas esse eu posso até comprar, já que estou me amarrando no Wii Fit! Altamente recomendável para quem tem o IMC acima do mínimo recomendável (embora isso não signifique necessariamente que você está mal, mas isso não é um post sobre saúde)

Mas vamos aos jogos "jogos" mesmo. A Nintendo é Nintendo, e você sempre pode esperar coisas ótimas. E elas vieram! Parafraseando o começo desse post, como eu disse errado, achava que eles anunciariam mais um jogo do Mário. NA VERDADE FORAM DOIS!!! Contrariando o paradigma que vinha desde o N64 de que só haveria um jogo do Mario3D por plataforma, o Wii terá Super Mario Galaxy 2!!! E novidade: pela primeira vez desde o Super Mario World, o Mario vai montar (oops!) no Yoshi!!! Meu, quem jogou SMG sabe o desbunde que é. Mas vai ser aquela coisa: provavelmente vão colocar o Yoshi como jogável apenas em algumas fases, e se você perde-lo, bau bau.

Porém, quem é meio assim com jogos 3d (um dia eu já fui, mas GTA Vice City me salvou - ficaria tão feliz com um GTA pra Wii, mesmo com gráficos piores...) não vai ficar chupando dedo: vão lançar outro Mario!!! E 2d!!! Vai se chamar New Super Mario Bros, que nem no DS, mas com uma novidade interessantíssima: permitirá até quatro jogadores simultâneos em modo cooperativo! Deus do céu, como é que o Miyamoto não pensou nisso antes!?

Bom, de Mario pra Wii foi só isso. Mas a coisa não acabou: também vai rolar um novo Metroid (mais exatamente, Metroid: Other M)!!! E, ao contrário da série Metroid Prime*, será produzido em conjunto com a Tecmo (e não com a "first party" Retro Studios) e, pelo que o trailer dá a entender, terá momentos 2D. Enfim, Samus Aran deixará de ser nipo-americana e voltará a ser japa (galega...) puro-sangue. Isso promete, e muito.

Enfim, como eu disse, e agora sim disse certo, o foco da Big N foi mais em software, mas em compensação, haja jogões! Amanhã falo da Sony, e com ÓTIMAS notícias para o Brasil. Sim, é isso mesmo: em comemoração à escolha de Manaus como sede da Copa 2014, ela FINALMENTE lançará o PS2 E o PSP E o PS3 na "América Lusa"!!! Bem, não foi bem por causa disso, como vou dizer amanhã.

*Em mais um produto que drenará as minhas economias, a Nintendo relançará os dois primeiros Metroid Prime do Game Cube JUNTO com o Metroid Prime 3, em uma antologia a sair (nos EUA) em fins de Agosto.

Nenhum comentário: