sexta-feira, junho 12, 2009

Eliminatórias Européias - Parcial 2 e Geral

Quase 1 mês atrás, fiz uma parcial sobre como estão as eliminatórias européias. Mas assim como houve rodada nas eliminatórias daqui, em que o Brasil praticamente assegurou mais uma ida à Copa (embora não necessariamente em primeiro, como ufanistas acéfalos já estão esperando), houve também na Europa (e no resto do mundo). Então segue aqui a análise:

Grupo 1: Como disse, quem ganhasse o derby escandinavo seria o favorito do grupo, e deu... Dinamarca, que bateu a Suécia fora de casa. Mesmo com a Hungria ainda em segundo (folgou na rodada), ainda acho que Portugal tem plenas chances, assim como a Suécia. Mas a situação tende a ser mais favorável aos escandinavos que aos tugas, já que os daneses enfrentarão os portugueses antes que os suecos, ou seja, a necessidade de vitória contra Portugal será maior.

Grupo 2: Como não houve jogo do grupo 2 nessa rodada, mantenho o que disse.

Grupo 3: Como eu disse, a Eslováquia solapou San Marino por 7 x 0. E ainda acho que a Irlanda do Norte é cavalo paraguaio. A Polônia, terceiro, está com um jogo a menos e tem um saldo de gols bem maior que a Irlanda do Norte. Ainda vou de Eslováquia em primeiro e Polônia em segundo.

Grupo 4: A Alemanha (folgou nessa rodada) segue firme e forte em primeiro. A surpresa é que a Rússia praticamente sacramentou o segundo lugar ganhando, de novo, da sua rival mais próxima, a Finlândia, em Helsinki. Com 15 pontos, é no momento o segundo lugar mais bem pontuado, e passa a ser a minha aposta para o segundo lugar das eliminatórias européias que irá direto pra Copa sem repescagem.

Grupo 5: A Espanha, que não folgou nessa rodada, ganhou da Turquia por 1 x 2 em Istambul, e está em voo de cruzeiro para ir pra Copa. Além disso, ajudou a Bósnia-Herzegovina a isolar-se em segundo, surgindo como favorita à vaga para repescagem.

Grupo 6: O empate entre Croácia e Ucrânia em Zagreb beneficiou a Inglaterra, que abriu 10 pontos sobre os hoje ambos segundo lugares (a Croácia ainda está em segundo pelo saldo de gols), e está praticamente com os dois pés na África do Sul. Quanto aos dois... Bem, os jogos da Croácia serão contra Belarus (duas vezes), que ainda está no páreo, Inglaterra, fora de casa, e que vai querer descontar a eliminação da Eurocopa, e Cazaquistão (moleza). Já a Ucrânia jogará contra Andorra (duas vezes), que tem ZERO pontos, Belarus após as duas partidas contra a Croácia e a Inglaterra dentro de casa, com o English Team já classificado. Ainda sou mais a Ucrânia.

Grupo 7: A França fez o básico e conseguiu ganhar da Lituânia em casa. Já a Sérvia também fez o básico e ganhou da Áustria e da lanterna Ilhas Faroe e manteve os dois pontos reais de liderança. Mas a situação se definirá mesmo é na penúltima rodada, quando houver Sérvia x França em Belgrado. A ver.

Grupo 8: Aqui a situação ficou mais interessante: na partida entre o primeiro (Itália) e segundo (Irlanda) lugares, deu empate. Infelizmente, para a Irlanda, ela empatou com a Bulgária na rodada seguinte, e está com um ponto a menos e um jogo a mais que a Azzurra, não sendo suficiente para tirar a Bulgária da cola. Mas ainda sim acredito que a Irlanda vai pra repescagem.

Grupo 9: Aqui temos o primeiro classificado europeu para a Copa: a Holanda sobrou e abriu 17 pontos sobre o segundo colocado, a Escócia, que, mesmo folgando essa rodada, manteve a posição. Mas a Macedônia, mesmo com um jogo a mais, ainda está viva, e não seria nenhuma surpresa se ela aprontasse alguma pra cima da Escócia em Gasglow. Só em 05 de setembro que sairá o segundo colocado.

Aqui encerra as eliminatórias européias. Vamos ao resto do mundo:

CONCACAF:

Com a última rodada houve o fim do 1º turno. Logo, ainda não dá para definir rigorosamente NADA sobre quem irá ou não para a Copa. Mas vamos ao photosharp: A Costa Rica (daqueles paisicos da América Central sempre foi a melhor mesmo) está na Liderança, com 12 pontos. Os EUA estão em segundo, com 10, e Honduras está em terceiro, com 7. E o México? Aqui vai a bomba: ele está em QUARTO, e hoje iria para a repescagem com o 5º da América do Sul. Embora seja bastante tentador pensar numa repescagem com Argentina e México, não acredito que isso irá acontecer, pois o México tem 5 partidas para arrancar e conseguir uma classificação bem "Brasil para 2002". E, para a repescagem, irá ou Honduras ou El Salvador. Veremos.

ÁFRICA

Pelo fato de ser o continente com a maior quantidade de países do mundo, as eliminatórias possuem diversas peneiras. Mas a situação final está se definindo. Vamos aos grupos (lá apenas o primeiro colocado vai pra copa, e não há repescagem):

Grupo A: Gabão, Togo, Marrocos e Camarões

Grupo forte, não? Camarões tem o Et'o, Marrocos vira e mexe vai pra copa, e Togo foi pra Alemanha em 2006. Só o Gabão é que seria o patinho feio do grupo... Pois é, é exatamente o Gabão quem está em primeiro!!! Apesar de apenas duas rodadas, de seis, o representante do país do glorioso Omar Bongo, ditador que ficou 42 anos no poder e que morreu de causas naturais no último dia 08, em Paris, já ganhou do Togo, que está em segundo lugar.

Grupo B: Tunísia, Nigéria, Moçambique e Quênia.

Aqui o resultado não é tão surpreendente. A Tunísia está liderando com 6 pontos e a Nigéria, após um empate com Moçambique, está em segundo lugar. Quem ganhar o derby no próximo dia 20, na Tunísia, será o favorito.

Grupo C: Argélia, Zâmbia, Ruanda e Egito

Outra surpresa aqui: nos torneios continentais africanos, os times do Egito invariavelmente acabam ganhando. Mas quando chega na seleção principal o desempenho piora bastante... Aqui quem lidera é a Argélia, empatada com Zâmbia com 4 pontos, mas ganhando no saldo de gols. Vamos ver quem irá ganhar dos dois na partida entre eles em Zâmbia.

Grupo D: Gana, Benin, Sudão e Mali

Outro grupo sem surpresas: Gana está sobrando, inclusive já tendo ganho de Benin, segundo colocado.

Grupo E: Costa do Marfim, Burkina Fasso, Guiné e Maláui

Pois é, Costa do Marfim tem o Drogba e tudo, e está liderando. Mas pode pintar uma surpresa aqui: o país com o nome mais ridículo do mundo, Burkina Fasso, também ganhou as suas duas partidas, e irá com tudo pra cima da pátria do Super Timor no dia 20 na sua capital de nome ainda mais ridículo: Ouagadougou. Mas ainda acredito na Costa do Marfim.

ÁSIA

Assim como na África, há muitas peneiras nas eliminatórias asiáticas. Mas diferente do Continente Negro, os classificados já chegaram (primeiros e segundos dos dois grupos - os terceiros disputam repescagem entre si e depois vão disputar a repescagem com a candidata da Oceania, a Nova Zelândia).

Grupo 1: Austrália, Japão, Bahrein, Qatar e Uzbequistão

Classificados: Austrália e Japão

Numa decisão acertada da Fifa, a Austrália foi pela primeira vez colocada como sendo da Ásia. Isso fará com que mais australianos se interessem por futebol e, por tabela, fará com que a Nova Zelândia sempre esteja a dois jogos de disputar uma Copa, já que: 1) ela sempre enfrenta adversários que usam sarongue quando jogam; 2) após ganhar a Oceania, não mais irá enfrentar sul-americanos casca-grossa, mas sim um asiático meia-boca (era tão óbvio que deve haver uma repescagem América do Norte x América do Sul, por que diabos não pensaram nisso antes?). Enfim, Bahrein está em terceiro, e tudo indica que irá para a repescagem asiática e perderá. Por quê? Vejamos:

Grupo 1: Coréia do Sul, Coréia do Norte, Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes Unidos.

Classificada: Coréia do Sul

Grupo infinitamente mais difícil que o outro, onde todos os países já foram à copa ao menos uma vez na vida. Por isso, méritos para a Coréia do Sul por nem ao menos ter perdido. Mas a segunda posição está embolada entre Coréia do Norte, na frente dos sauditas pelo número de gols marcados, e entre o Irã, que está somente um ponto atrás de ambos. Daqui a 5 dias saberemos quem será o segundo e quem irá disputar com a Nova Zelândia a derradeira vaga para a Copa. Apostaria na Arábia Saudita como segundo, ganhando da Coréia do Norte em Riad, e na própria Coréia do Norte pra repescagem, pois não acredito que o Irã consiga vencer a Coréia do Sul em Seul.
















Nenhum comentário: