segunda-feira, junho 01, 2009

E3 2009 - Microsoft e seu Projeto Natal

Como meia dúzia de nerds já devem saber, está ocorrendo nos EUA a E3, a maior feira de videogames do mundo, onde os lançamentos e as tendências são lançadas, e esses três dias são das produtoras de hardware (e software, mas principalmente de hardware). Hoje foi a conferência da Microsoft, amanhã será a da Nintendo e, depois de amanhã, a Sony. Não, não estou acompanhando avidamente elas, mas apenas a sua repercussão.

Como eu disse, hoje foi o dia da Microsoft. Para além da interação do console com a internet e de um Metal Gear exclusivo para o console americano, a principal - e mais bombástica - novidade é o "Projeto Natal" (Natal mesmo, não Christmans, o que levanta a curiosidade sobre a inspiração desse povo). Basicamente é a idéia do Wii levada às últimas consequências: uma câmera capta a sua imagem, reconhecendo a pessoa em questão e ela simplesmente joga com o seu corpo. Sem controles. Realmente é revolucionário.

Mas aí entra um busilis: alguém aqui já jogou Wii na vida? Pois bem, uma coisa é jogar e agitar as mãos pra jogar. Uma hora você cansa (não falo do jogo, mas do cansaço físico). Daí você pausa, descansa uns 30s, 1min e volta a jogar. Outra coisa é você utilizar um jogo que necessite do corpo todo, como Wii Sports. Daí você se cansa mais ainda (escolha o boxe pra isso), para uns 1min, 1min30s e volta a jogar. Sem problemas, certo?

Errado! E aí eu chego ao cerne da questão: Wii Sports é um jogo "casual", e o boxe dura uns 10 minutos, quando muito. Um jogador médio de videogame é um ser sedentário, que não se cansa de jogar um Winning Eleven apenas com os dedos, e não morre de cansado quando, no máximo, dá umas chacoalhadas no controle. Mas se ele tiver que usar todo o corpo para jogar um "Winning Eleven", por exemplo, adaptado para o Natal, dependendo dos movimentos que ele tiver que fazer, poderá até se sentir desestimulado a jogar uma partida. Daí que eu aposto que a grande maioria dos jogos que sairão nesse sistema serão os famigerados (pelos "caixistas") "casuais". E o joystick/controle/manete, ao contrário do que o Steven Spielberg previu, perdurará ainda um tempinho mais.

Ah, eu falei no parágrafo anterior e vocês não devem ter notado outra questão: COMO EU PODERIA PAUSAR UM JOGO SEM USAR BOTÕES!?

Vamos ver como será a Nintendo (que por "N" -hehehe- motivos impôs seu paradigma de visão do mercado) amanhã. Dizem que o foco vai ser mais em software (dizem até em um novo Mario)... Mas ela tem que tomar cuidado para não se acomodar.

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