domingo, fevereiro 24, 2008

Inhotim, Brumadinho-MG

Hoje eu fui para Inhotim, em um Museu de Arte Contemporânea que fica no meio do nada, ali pra perto de Brumadinho-MG (entre 45min-1h de Belo Horizonte). O que achei? Simplesmente fiquei embasbacado! Mas não acreditem em mim, acreditem no Lucas Mendes, que esteve por lá já na minha época das alterosas. O Original está aqui. E assino embaixo, principalmente na pergunta "Mas quem é que patrocina aquilo?"

"Choque de Inhotim

Eu não estava e nem você está preparado para levar o choque de Inhotim. Se você cair de quatro ou ficar de joelhos, não será o primeiro nem o último.

Vamos começar pelo nome. Inhotim. Tim era um fazendeiro gringo, e Inho, naqueles tempos, era senhor.

Virou Inhotim. Simples, mas às vezes é dificil entender.

Fui lá a primeira vez há uns 20 anos, a convite de Bernado Paz, para conhecer a mineração dele. Depois nos convidou para almoçar na casa da fazenda, modesta mas limpa e confortável.

Hoje é a única construção modesta em Inhotim, com certeza a maior combinação de museu de arte contemporânea e jardim botânico do mundo.

A cinco minutos do terceiríssimo mundo de Brumadinho e a menos de uma hora de Belo Horizonte, levei um choque de primeiro mundo como nunca tinha sentido no Brasil.

Não duvide se Inhotim tiver em Minas o impacto cultural igual ou maior que o Guggenheim teve em Bilbao e na região do País Basco.

O jardim nasceu na década de 80, filho da amizade de Bernardo com Burle Marx. O paisagista vinha do Rio e outras partes carregado de plantas nobres e raras.

Constrói-se um lago aqui, outro ali, mais uma fileira de palmeiras e um ninho de patas de elefante.

A fazenda virou um vasto e lindo jardim. Hoje Inhotim tem 310 empregados, a maioria jardineiros.

No tempo que eu conheci o Bernardo em Nova York ele nunca manifestou interesse por arte ou museu, mas ele diz que herdou a sensibilidade da mãe, que pintava e escrevia poesia em casa.

Conta que um dia foi "tungado".

A amizade com o artista Tunga deu nele um desejo irresistível de enriquecer o jardim com obras de arte moderna. Cada artista teria sua própria galeria, e a primeira obra foi a de Tunga.

Hoje são nove galerias em condições impecáveis para proteger as 400 obras do acervo, na maioria grandes instalações.

Cildo Meireles tem duas, Hélio Oitica uma, a galeria da Adriana Varejão - mulher de Bernardo - está quase pronta, e há trabalhos de artistas do mundo inteiro.

Para quem não entende de arte moderna, como é, é difícil saber se o melhor do Inhotim está dentro ou fora das galerias, no magnífico jardim.

Há quatro lagos com dezenas de aves e vários cisnes negros com tanta atitude que deixam os brancos de bico caído.

Inhotim está aberto para o público de quinta a domingo e em outubro vai fazer um ano.

Para quem detesta verde e arte, há um ótimo restaurante e um bar cheio de bossa onde os visitantes podem matutar sobre o fenômeno Inhotim.

Quanto custou? De onde veio o dinheiro? Será que se paga só com a venda de ingressos?

A maledicência mineira não tem limites, mas quando você ouve o Bernardo contar como foi e como vai ser daqui a alguns anos - 28 galerias, mais lagos, cisnes, spa isto, hotel aquilo, centro de conferências, campo de golfe com todos os buracos, você percebe que está diante de um dos maiores egos do mundo.

O Super Ego não é nada perto do ego faraônico-babilônico do Bernardo.

Este é o grande impulso do Inhotim. São egos como o dele que mudam a paisagem do mundo."

Um comentário:

elainegeo disse...

Concordo com o que você disse sobre Inhotim, principalmente com sua última frase "são os grandes egos que modificam as paisagens", muito bacana! Condiz com o que penso sobre o não lugar em que está se transformando Inhotim. Antes era o nome do povoado, agora foi comprado juntamente com o povoado e os seus habitantes... Assim morre o terceiro mundo? Pode até ser... Mas quem disse que o primeiro mundo é mais feliz?