terça-feira, fevereiro 26, 2008

Sobre o Kosovo 2

Lembram o que eu disse sobre as consequências da independência do Kosovo? Aquela parte em que falei sobre os sérvios-bósnios em quererem se separar do resto da Bósnia? Pois é, leiam a notícia abaixo:

"Sérvios da Bósnia rejeitam Kosovo e ameaçam pedir plebiscito para separação

Entidade autônoma sérvia na Bósnia aprovou resolução em que cogita plebiscito.
O documento também afirma que a independência unilateral do Kosovo é um ato inaceitável.

O Parlamento servo-bósnio rejeitou a independência do Kosovo em uma resolução aprovada na quinta-feira (21) à noite, na qual ameaça pedir a convocação de um plebiscito de secessão do grupo sérvio da Bósnia.

A resolução, aprovada em uma sessão extraordinária do Parlamento, estabelece que a entidade autônoma sérvia na Bósnia poderá pedir a convocação de um plebiscito de separação se a maioria dos países-membros da ONU e da União Européia (UE) reconhecer a independência do Kosovo.

A Bósnia-Hezergovina é uma federação tripartite (tem um representante muçulmano, um sérvio e um croata), com duas entidades autônomas - a Federação Croata Muçulmana e a República Sérvia da Bósnia.

O documento também ressalta que a República Sérvia (da Bósnia) considera a independência unilateral do Kosovo, proclamada pelos albano-kosovares, um ato inaceitável de violação da integridade territorial e da soberania da Sérvia, país internacionalmente reconhecido.

"Se a maioria dos países da ONU, e antes de tudo da UE, reconhece uma independência proclamada dessa forma, o Parlamento considera que isso estabeleceria um novo princípio e uma prática de reconhecimento do direito à separação e autodeterminação", diz a resolução.

"Em tal caso, a República Sérvia (da Bósnia) considera que terá o direito a determinar a postura sobre seu estatuto em um plebiscito", acrescenta.

A resolução foi apoiada por todos os deputados sérvios no Parlamento, de 83 cadeiras, enquanto sete deputados muçulmanos deram voto contrário.

O documento aprovado afirma que o grupo servo-bósnio pedirá a convocação do plebiscito de independência se os órgãos centrais da Bósnia - que os sérvios compartilham com muçulmanos e croatas - reconhecerem o Kosovo como um Estado independente.

Deputados de vários partidos nacionalistas no Parlamento autônomo servo-bósnio pediram durante o debate uma decisão imediata sobre a independência do grupo sérvio da Bósnia.

Milorad Dodik, o primeiro-ministro servo-bósnio e líder do principal partido, o social-democrata, se opôs a tais propostas ao ressaltar que seria "uma aventura", mas não renunciou totalmente à possibilidade do plebiscito.

O embaixador americano na Bósnia, Charles English, afirmou nesta sexta ao jornal liberal "Oslobodjenje" que a República Sérvia não tem o direito à secessão.

"O acordo de paz de Dayton (de 1995) estabeleceu um país íntegro, internacionalmente reconhecido", insistiu o embaixador, acrescentando que "as entidades na Bósnia - a sérvia e a comum de muçulmanos e croatas - não têm o direito à secessão"."

O precedente do Kosovo é esse: a partir de agora, tudo depende da condição extemporânea da política internacional. É importante dar a entender aos albaneses-kosovares (vocês viram alguma bandeira oficial do Kosovo nas comemorações!?) e aos muçulmanos no mundo todo que a União Européia é boazinha? Então tome Kosovo independente! Não é importante fazer isso com a Tchetchênia agora? E o Curdistão (o dia que o Cáucaso arder em chamas essa posição se manterá)? E aquela parte do noroeste da China que esqueci o nome? E o Tibet (o dia em que a China entrar em crise econômica e entrar numa turbulência política vocês não acham que o Dalai Lama e seus seguidores não irão se assanhar?)? E com os yanomamis? Será que um dia a condição das relações internacionais irá mudar e os EUA mais a União Européia passarão a ver o descaso da FUNAI com eles e demais nações indígenas como perseguição étnica?

Em artigo de hoje na Folha (cito de memória), o João Pereira Coutinho diz que o Kosovo faz lembrar a política de alianças pré-Primeira-Guerra e teme pelo futuro próximo, criticando o artigo do Christopher 'ateus do mundo, uini-vos!' Hitckens (sic?) por não considerar isso no artigo apologeta da independência kosovar, e discorda dos realistas que vêem um precedente para separatismos na Europa Ocidental. Sim, concordo com o Coutinho quando as condições do Kosovo são diferentes da do País Basco - e muito mais diferentes que no Alentejo. Mas aí eu (e também os sérvios, e os russos...) pergunto: por que os kosovares podem e os sérvio-bósnios (para não falar dos coratas-bósnios) não?

Nenhum comentário: