sábado, fevereiro 09, 2008

Sobre o Kosovo

Vai acontecer o seguinte: Com o Kosovo declarando independência, a Sérvia vai chiar. Esse é o ponto pacífico, certo? Ok, mas o que não é, e o que pouca gente sabe, é que com o Kosovo declarando independência, a Bósnia sofrerá grandes turbulências.

Como é? Simples, os sérvios-bósnios aceitaram o acordo de Daytona (nada a ver com Daytona Beach) para que eles, os croatas e os bósnios muçulmanos (em inglês são chamados de "Bosniaks", para diferenciar dos "Bosnians", que são todo mundo na Bósnia) parassem com a guerra civil e se unissem num país comum, multi-étnico. Com os EUA e a maior parte da UE (a Espanha, por razões óbvias, está com um pé atras) apoiando a independência do Kosovo, os sérvios-bósnios então poderão se perguntar: "Epa! Lutamos 10 anos para não nos juntarmos com esses muçulmanos xexelentos, tivemos que nos juntar a eles e a esses croatas carniceiros meio que contra a nossa vontade e agora o ocidente apóia a independência do Kosovo!? Também queremos independência então!". Os croatas-bósnios poderiam fazer o mesmo também, mas é mais improvável.

Daí o cenário pessimista é nova guerra nos Balcãs, e o pior de tudo: agora que o Pavarotti se foi, teremos que agüentar as tentativas de dó-de-peito do Bono em 'Miss Sarajevo'

* Uma das coisas mais curiosas quando estive em Belgrado foi encontrar no McDonald's um eslavo de uns 18,19 anos, loirinho, de olhos azuis, chamado Habib.

Nenhum comentário: