sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Inhotim 2

"elainep said...

Concordo com o que você disse sobre Inhotim, principalmente com sua última frase "são os grandes egos que modificam as paisagens", muito bacana! Condiz com o que penso sobre o não lugar em que está se transformando Inhotim. Antes era o nome do povoado, agora foi comprado juntamente com o povoado e os seus habitantes... Assim morre o terceiro mundo? Pode até ser... Mas quem disse que o primeiro mundo é mais feliz?"

Elaine,

Bom, na verdade não fui eu quem disse isso, mas foi o Lucas Mendes, de quem copiei o artigo (devidamente identificado e com indicação da fonte). Mas eu, mui respeitosamente, discordo do teor do seu comentário. Em 8 meses de Betim eu fico impressionado com a miséria cultural da região. A cidade é mais rica e menos populosa que Contagem e, no entanto, tem apenas TRÊS salas de cinema! Isso para ficar apenas na cultura de massa...

Além disso, em tempos que falamos tanto de "responsabilidade social" (versão agnóstica da "ética protestante"), acho extremamente positivo que uma pessoa como esse Bernardo Paz tenha preferido fazer um ótimo museu no meio do nada a usufruir de seus milhões (independente da licitude ou não do dinheiro*) investindo em coberturas no Belvedere ou apenas comprando fazenda/gado lá pra Tocantins/Mato Grosso.

*Também desconfio - e muito - da licitude desse dinheiro (se for apenas por sonegação de impostos eu perdôo, mas roubo não!), mas rogo para que demorem o suficiente para que Inhotim seja financeiramente auto-sustentável. E que continue na eventual ausência do Sr. Paz.

Nenhum comentário: