segunda-feira, setembro 07, 2009

O que um concurseiro espera (ou: como a Funrio ferrou com meu feriadão)

Dedicado ao cancelado concurso para Ministério da Justiça do último domingo

1) Quando uma pessoa faz um concurso, ela se programa pra chegar no mínimo 1h antes do início da prova pra, caso haja problemas no caminho, conseguir chegar no máximo 30 minutos antes

(a Funrio deixou os portões abertos ALÉM do limite por ela estipulado; e vi uma gracinha de cláusula no edital que diz que "por motivos de força maior" ela pode fazer isso - agora, uma chuvinha de nada NÃO é desculpa pra isso);

2) Quando o candidato chega no seu local de prova, ele espera encontrar seu nome na lista local dos candidatos, para que possa deslocar-se à sua sala em paz

O principal rebu do concurso foi esse. Na UDF várias pessoas NÃO encontraram seus nomes na lista. Pior: NÃO HAVIA SALA SUFICIENTE PRA TODOS FAZEREM PROVAS! Teve gente que fez prova na lanchonete da UDF!

2) Quando um candidato chega no seu local de prova, ele espera que o fiscal da sala esteja ciente de todas as regras do exame e que dê o mesmo tratamento aos candidatos na sala.

A gracinha da fiscal da minha sala me mandou tirar o relógio, mas não fez o mesmo para outros candidatos (o que não me afetou, porque me orientava pelas badaladas de uma igreja próxima). Além disso, a prova deveria terminar às 11h e no quadro estava escrito 12h. E outra que só fui descobrir hoje: eu era para ter entregado TAMBÉM o caderno de questões. No entanto, estou com ele aqui do meu lado, e nenhuma das gracinhas das fiscais nem tchum. Ou seja: se tivesse sido pra valer, estaria eliminado!

3) A prova deve começar no horário previsto. Quando muito uns minutinhos depois, que são a tolerância que se dá para a distribuição das provas.

Pois bem, a prova era pra começar às 8h e começou às 8h25. Segundo a mesma gracinha da fiscal, porque "o coordenador quem deveria autorizar o começo". Porra, eu estava numa faculdade (Unip, onde também houve problemas). Já ouviram falar em SIRENE!? Voltando ao tratamento isonômico: na minha sala ao menos ela foi uma gracinha em deixar pessoas irem ao banheiro o tempo todo (não de uma vez, óbvio). Mas em outras salas isso não aconteceu, e dava para ouvir os berros dos que não eram deixados.

4) Espera-se que as regras do exame sejam expostas de maneira clara e coerente.

Na folha de respostas (aliás, uma ÚNICA coisa boa da Funrio: folha de respostas para destacar do caderno de atividades) havia espaço para a digital, mas não para aquela frasezinha que tem que escrever em letra cursiva.


Dando uma de Poliana, estou vendo pelo lado bom: ferraram com meu feriadão, mas ao menos não fiz no turno da tarde, que rolou merdas semelhantes, senão piores (um prédio inteiro da UNIP não fez prova porque os fiscais falaram que ela seria anulada), e a Funrio NÃO quer cancelar as provas daquele turno.

Nenhum comentário: