quinta-feira, setembro 10, 2009

Eliminatórias - quase chegando nas repescagens

Noves fora a decadência da Argentina, que não está jogando pelas laterais, há muitas outras coisas interessantes acontecendo. Comecemos pela Europa (neste caso, só citarei os que ainda têm chances)

EUROPA

Grupo 1: Dinamarca, Suécia, Portugal e Hungria

A Dinamarca está com um pé na Copa. Poderia estar com os dois caso não tivesse empatado com a Albânia em Tirana (a Albânia, para quem não sabe, já conseguiu tirar a Alemanha de uma Eurocopa, no século passado). E pode acabar indo para a repescagem, caso perca o próximo jogo contra a Suécia. E é melhor a terra do ABBA ganhar da terra do Mercyful Fate, pois Portugal tem plenas condições de ganhar as duas partidas contra a Hungria e contra Malta. Vocês querem que eu aposte? Então tá: acho que dá Dinamarca (empata com a Suécia e ganha da Hungria) em primeiro e Portugal (ganha da Hungria e de Malta) em segundo. E Portugal ganha na repescagem (caso não enfrente a França ou, mais improvável, a Alemanha). Mas não é uma aposta muito convicta não. Só digo que se a Hungria ir pra repescagem, vai quebrar a banca de apostas.

Grupo 2: Suíça, Grécia, Letônia e Israel

Grécia e Letônia (que já foi a uma Eurocopa, para quem não sabe) farão uma partida de vida ou morte na terra dos "grécios". Teoricamente o favoritismo estaria com estes, mas eles perderam 5 pontos dos 6 possíveis nas duas últimas rodadas, e os "leitões" podem aprontar para eles. Enquanto isso, a Suíça segue firme e forte para mais uma participação medíocre em Copas. Caso a Grécia vá para a repescagem, tem chances. A Letônia, não.

Grupo 3: Eslováquia, Eslovênia, Irlanda do Norte, Rep. Checa e Polônia

Isso sim, quebrou a banca! A Eslováquia só precisa de um empate contra a vice Eslovênia para estrear em Copas. Mas não pense que será fácil: a Eslovênia está em ascenção, e empurrou a Polônia para uma crise (o técnico foi demitido) após ganhar de 3x0 deles em Maribor (ainda conhecerei...). A Eslovênia tem tudo para chegar pelo menos aos 17 pontos com o lanterna San Marino na última rodada. Mas, se ganhar da Eslováquia (mas é fora de casa...), fica em primeiro (e quebra a banca de vez)! Estou vendo um Eslováquia em primeiro e Eslovênia em segundo.

Grupo 4: Alemanha e Rússia

Grupo praticamente definido. Ou a Alemanha ganha da Rússia na próxima partida e vai para a Copa, com a Rússia também ido direto como melhor segundo lugar, ou a Rússia ganha da Alemanha na próxima partida e a Alemanha também indo direto como segundo lugar.

Grupo 5: Espanha, Bósnia-Herzegovina, Turquia

E a Espanha chegou lá, como ninguém duvidava. Já a Bósnia precisa apenas de uma vitória sobre a vice-lanterna Estônia para ficar com a vaga na repescagem.

Grupo 6: Inglaterra, Croácia, Ucrânia

A Inglaterra descontou a eliminação da Eurocopa pelos croatas em Wembley com um chocolate (5x1) e também ficou com a sua vaga. Eu disse anteriormente para ficarem de olho na Ucrânia, mas esqueçam. Ela desperdiçou a sua chance empatando com a Belarus em Minsk. Agora ela precisa ganhar da Inglaterra (não contem com isso) e de Andorra (contem com isso). Já a Croácia precisa ganhar do Cazaquistão (contem com isso). Um empate contra o English Team e bye bye, Ucrânia.

Grupo 7: Sérvia, França, Áustria

A Sérvia perdeu A chance de se classificar antecipadamente, deixando a França, com 1 jogador a menos, empatar com ela em Belgrado (no Marakaná - que eu não conheci, olha só... :\). Mas a vaga é dela, bastando apenas uma vitória. A França, que ainda pode ficar em primeiro (difícil...), não deveria ter empatado com a Romênia... Enfim, a vaga da e na repescagem é dela (salvo se ela for enfrentar a Alemanha ou a Rússia).

Grupo 8: Itália, Irlanda e Bulgária

A situação dos campeões do mundo é mais tranquila: precisam apenas de um empate contra a Irlanda para carimbarem o passaporte. E só por um milagre a Irlanda não vai para a repescagem.

Grupo 9: Holanda e Noruega

Esse grupo tem um time a menos, então já está definido. E eu consegui errar! A Noruega se classificou para a repescagem graças a um 4x0 nos escoceses em Oslo e chegou lá. A Macedônia, minha candidata a zebra, morreu na praia.

CONCACAF

Do fim do primeiro turno para cá, o México tomou vergonha na cara e está reagindo. Com um aproveitamento de 100% no returno, já está em 2º lugar, atrás apenas dos Estados Unidos. Honduras tem mantido heroicamente o terceiro lugar, e a Costa Rica, em franca decadência (0% de aproveitamento no returno) enfrentaria a Argentina hoje. Mas pode perder a vaga da repescagem para El Salvador, se não ficar ligada.

Nenhum comentário: