quarta-feira, setembro 23, 2009

Honduras 10 - Agora é Honduras x Resto do Mundo (ou ainda não?)

Agora a coisa se complicou um pouco: a ONU não dá mais assistência às eleições hondurenhas. Restam 4 saídas:

1) continuar com o cronograma eleitoral como se nada tivesse acontecido e ADIANTAR a posse do novo presidente eleito (tipo, com NO MÁXIMO uma semana de diferença da homologação dos resultados). Bem que eu falei que era para adantarem as eleições... Fossem em outubro duvido que a ONU faria essa presepada. Nisso o Micheletti foi bem temerário. Enfim, nessa hipótese o prazo pra conseguir ganhar a parada se extende até a data da POSSE. Possibilidade de mais convulsões e do Micheletti ser derrubado pelo caminho;

2) Dão um jeito de dar um tiro na fuça do Zelaya. Começa-se a guerra civil (ou uma intervenção internacional em Honduras).

3) O Micheletti pede pra sair, o Zelaya volta e sabe-se Deus o que acontecerá.

4) Já que a ONU falou que não há condições para eleições em Honduras, aqui vai uma dica ao Presidente Micheletti: peça os Capacetes Azuis para garantir essa "assistência"! Tudo bem que se corre o risco do feitiço virar contra o feiticeiro (o Zelaya também poderia usá-las de alguma maneira), mas seria uma carta na manga que o Micheletti ainda tem (e não teria como negar, afinal, ele é o governo de facto).

Acho que o Micheletti irá optar pela alternativa 1 (nessas horas as pessoas se concentram mais nos meios que nos fins) e ser derrubado.

PS: O Lula condenou o "golpe" em Honduras, mas pediu alívio no embargo de Cuba, defendeu o direito à "energia atômica" do Irã e tá todo pimpão. Aliás, atenção, brasileiros: o Ahmadimejad (sic?) virá ao Brasil. Convido apenas aos que NÃO acreditam na existência do Holocausto para que fiquem em casa e NÃO protestem.

Nenhum comentário: