quarta-feira, outubro 22, 2008

Eleições em Betim

Tardo mais não ardo. Devo isso à cidade que me acolheu na medida do possível por um ano e um mês. Em dezembro, apostei que o Rômulo Veneroso ganharia. Em abril, que a coisa estava indefinida. Em setembro, que a disputa seria apertadíssima, com vantagem para o Veneroso. Resultado? A MARIA DO CARMO GANHOU!!! Foi uma disputa apertadíssima, realmente. Ela ficou com 50,82% dos votos válidos (92.215) contra 47,66% (86.486) do Rômulo Veneroso e 1,51% (2.746) do Sargento Peixoto.

Gostaria de dizer que a derrota do partidário do atual prefeito pode ser atribuída à sua falha em conter o aumento da violência (duas chacinas no ano passado, uma esse ano e duas MENINAS de 14 anos CARBONIZADAS!) ou mesmo da incompetência dos serviços (vide o episódio do show do Victor & Léo, onde a TransBetim teve a capacidade de deixar os sinais no amarelo intermitente enquanto a Grande BH toda estava veio para a cidade - E NÃO ASSUMIU A CULPA). Mas não acredito que ninguém que tenha votado na petista acredite genuinamente que ela irá trazer melhoras nesse aspecto.

Vejo, porém, duas causas claras da derrota: fadiga e empáfia. Basta ver o que acontece em Belo Horizonte: o grupo do PT governou por 16 anos a cidade, se aliou com o Aécio Neves, escolheu um candidato anódino e, só por isso, achou que iria ganhar a eleição no primeiro turno. Resultado: perdeu e está arriscado a perder de novo (as pesquisas estão bastante instáveis por lá, por isso não me arrisco a dar palpite). Em Betim, o grupo do Carlaile governou por 8 anos, com amplo apoio do empresariado local e achou que um candidato de consenso quase absoluto (PV - DEM - PMDB - PTB - PP - PSB - PSC - PSDB - PSL - PSDC - PMN - PPS - PRP) ganharia as eleições. Em Betim não deu certo...

E fica a lição para este escriba, inspirada em seu antigo mestre: "pensamento marxista não explica tudo. A Catalunha sempre foi mais rica que Portugal; no entanto, elas seccionaram-se da Espanha praticamente na mesma época e foi Portugal, o mais pobre, quem conservou-se independente". Taí. Por mais que tente me afastar do marxismo, ainda existe uma parte importante de mim que acha seus princípios mais lógicos.

A "ideologia da classe dominante" não se transfere assim tão automaticamente para os "dominados"... Talvez apenas em lugares primários como o Distrito Federal, onde todos apoiam Horroriz* apesar de todas as cagadas que ele fez e ainda sim os idiotas votam nele... Em 2010 vou passar as eleições em Ushuaia, pois acho que sou eu quem traz esse mau agoro.

*Mais uma fez o meu apelo ao MP-DFT: E AQUELA ACUSAÇÃO DE QUE O RORIZ SUBORNAVA JUÍZES, EM QUE PÉ ESTÁ? APROVEITEM A AUSÊNCIA DA IMUNIDADE!!!



Nenhum comentário: