quarta-feira, dezembro 26, 2007

Balanço de 2007 e previsões 2008 - Descrição (1)

Finanças - Indiscutivelmente, o melhor aspecto desse ano. Já aumentei em quase 70% as minhas reservas, o que me permite fazer planos mirabolantes a médio prazo e planos idiotas (mas não burros) a curto prazo.

Previsão para 2008 - Estabilidade durante o primeiro semestre, salvo se acontecer uma catástrofe. Depois, o que vier é lucro, salvo os R$1500 de multa que pagarei caso tenha que me mudar abruptamente a partir de agosto - bem, talvez menos de R$1000, se conseguir negociar com a Sra. Barriga a venda de alguns móveis.

Trabalho - Indiscutivelmente, o segundo melhor aspecto desse ano. Inaugurei minha carteira de trabalho e num emprego que, apesar de não ser a minha área, não é nada desabonador.

Previsão para 2008 - Não acho que irei receber o bilhete azul antes de julho, mesmo considerando que o saldo de 2007 no lugar onde eu trabalhei tenha sido negativo e mesmo considerando que o cenário se repita no ano que vem (é possível que isso aconteça). Alcançando julho, conseguirei atingir a minha primeira meta, que é de ter o maldito "um ano de experiência". A partir daí, estarei aberto a novas propostas, mas apenas de Brasília e Santa Catarina.

Política - Indiscutivelmente, o terceiro melhor aspecto desse ano. Horroriz ter que renunciar e sair do Senado com o rabo entre as pernas do Senado foi a melhor coisa que aconteceu no DF desde a posse do Lula em 2002 (apesar de eu não apoiar mais o Lula, ainda considero isso um passo importante para a democracia brasileira - o próximo passo é alguém do DEM, passada a geladeira, chegar à Presidência, para ambos os lados se convencerem que a democracia é algo bom). Pessoalmente falando, foi o ano que começei a ler colunistas da direita (principalmente Reinaldo Azevedo - e a Veja em geral, a quem serei eternamente grato por escurraçar Horroriz do Senado - e Olavo de Carvalho) com mais carinho.

Previsão para 2008 - Já disse aqui nesse blog: Arruda, invista mais na Ceilândia... Capitalize o máximo possível a inauguração das estações do metrô de lá, e torne-as sua base para conquistar o coração daquele povo. OUTRA COISA: Ano que vem tem eleições no Entorno. Invista bastante também ali. Use a máquina mesmo e consiga o máximo de prefeitos aliados e, se não conseguir, você tem dois anos para confabular com os prefeitos de Águas Lindas, Formosa, Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental e Planaltina de Goiás.

Falando em cidades periféricas, vamos a Betim. O nível da política lá é baixíssimo. O atual prefeito, reeleito de lá é um tal de Carlaile Pedrosa (PSDB) - minha leitura disléxica lia "Cariale", forma que acho mais simpática. Graças ao jeito mineiro de se fazer política (Cf. relação Aécio Neves/ Fernando Pimentel - prefeito petista de BH - quase não há oposição por lá), quase não há oposição por lá, salvo a do PT, cuja estrela solitária é a deputada federal Maria do Carmo. Como bom coronel, o Carlaile já indicou o sucessor oficial dele, um tal de Rômulo Veneroso, que, parece, vem a ser o dono da Tremnet, pequena operadora telefônica/provedora de acesso à internet que usa o prefixo 99.

Como soi acontecer em "governos de coalizão" onde não há boquinha para todos, já apareceu um candidato dissidente, que me esqueci o nome, mas é do PMDB. Já o PT vai de Maria do Carmo mesmo, refletindo a falta de alternativas carismáticas do partido a âmbito nacional.

Minha previsão é que o indicado do "Cariale" ganhe, já que tem apoio dos principais caciques políticos. Destaco il signore (porque é italiano nato) Vittorio Medioli*, dono da SADA, fábrica de autopeças da Fiat (e de um timeco vagabundo de volei com o mesmo nome em Betim) e, principalmente, da Sempre Editora, responsável pela publicação do "O Tempo", segundo jornal mais importante de Minas Gerais (o primeiro é o "Estado de Minas", da sempre amaldiçoada Associados - o terceiro, "Hoje em Dia", foi comprado pela Universal!) e do SuperNotícia, tablóide (porque possui esse formato e é voltado para a classe 'C' e 'D', com o nível de notícias que você está pensando) com a maior tiragem do país - lido avidamente pela secretária e pela auxiliar de serviços gerais do meu trampo e, principalmente, pelo "O Tempo Betim", jornal gratuito distribuído às sextas-feiras e principal fonte de notícias da cidade, com tiragem de 40.000 exemplares. Para quem é de Brasília, O Tempo Betim é um "Jornal da Comunidade" com muito mais relevância, e que não perde a oportunidade de atacar a Maria do Carmo, como quando teve um rolo de ONGs ligada ao PT de lá.

Realizando-se isso, o "Cariale" credencia-se com muito boas chances para ser deputado federam em 2010. Em 2004 ele foi reeleito com 95.225 votos. Mantendo esse eleitorado (não sei como funciona essa dinâmica de tranferência de votos), ele poderia ser eleito. Elegendo o prefeito, a possibilidade disso acontecer aumentaria bastante, ainda mais se tiver um apoio maciç($)o do Medioli

Em tempo (mas não n'O Tempo): o PT em Betim, como no resto do país, não é esse paladino da ética não. Googleiem "Jésus Lima Betim" para ver do que estou falando. E para verem o nível da política por lá.

Meu lado "cientista político" apareceu demais por aqui. Continuo o balanço no próximo post.

*O Vittorio Medioli foi uma boa surpresa para mim. Apesar de achar "O Tempo" um jornal muito raso, ele, por ser um ex-deputado, conhece a política brasileira por dentro
e, por ser gringo, possui um distanciamento cultural em relação a nós outros saudável. Resultado: é um analista político e articulista muito bom. Quem duvida pode ler uma amostra aqui.

Nenhum comentário: