terça-feira, outubro 21, 2008

Top 10 melhores jogos do Mega Drive (lista heterodoxa)

Sim, a Sega perdeu a batalha dos videogames (por decisões comerciais estúpidas que não vou falar aqui), mas seus jogos são eternos, graças à melhor invenção desde o iPod: os emuladores de videogames. Nesses jogos pode-se constatar que o mundo perdeu muito com a descontinuação do Dreamcast e a ascenção do Playstation, com seus milhares de jogos 3D horríveis e aquele controle abjeto (antes que me perguntem, o melhor controle - joystick ou 'manete', como chamam em Minas - de todos os tempos foi o de 6 botões do Mega Drive).

Mas com o youtube, entrei em contato com fãs do "Genesis" e seus Top 10, com jogos que invariavelmente estão em desacordo com a minha opinião. Destaco entre eles "Comix Zone", "Gunstar Heroes" e "Vectorman". Esses dois últimos, em particular, acho que devem-se mais aos gráficos avançados que imitavam o "Mode7" (sic) do SuperNes, em vez do jogo em si. Aliás, por isso que não vejo muita graça no Donkey Kong Country do SNES, mas isso é uma outra história. Segue abaixo meu Top 10 do Mega Drive.

10 - Gain Ground

Da primeiríssima geração de jogos para o Mega Drive, consiste em destruir todos os inimigos e/ou passar com todos os seus protagonistas (com habilidades diferentes, que você vai coletando no decorrer do jogo) nos checkpoints. Extremamente gostoso de se jogar e com uma trilha sonora viciante (apesar de repetitiva, também pelas limitações da época).

9 - Pit Fighter

É tido como um dos piores jogos de luta de
todos os tempos. Deve-se muito ao fato do jogo para arcade (cf. no
MAME) e para SNES serem uma porcaria. Mas para Mega Drive é bem legal!
Sim, os gráficos são meio toscos, mas dá para se divertir bem. Apenas
uma restrição: o único lutador decente, devo admitir, é o Ty. Alguém em
sã consciência joga com o Buzz?


8 - Road Rash II

Uma das franquias potencialmente mais legais da Eletronic Arts que desandou com a versão para 3DO (que era também a para PC e não funcionava em determinadas configurações - problema pelo qual fui acometido). Vi no Wikipédia que estão trabalhando nela de novo. Mas enfim: há o RR3 para Mega, mas é inferior ao 2 pela jogabilidade. E o RR2 é superior ao 1 principalmente pela... corrente! Além de você poder
derrubar o outro motoqueiro com uma porrada só, ainda dá para ficar girando-a no ar. Extremamente bacana isso!

7 - Toe Jam & Earl I

Como as pessoas ignoram esse jogo!? Dois alienígenas caem na terra e precisam juntar os pedaços de sua nave para voltar ao planeta Funkotron. O problema é passar pelos adversários, como a turma de nerds, o caminhão de sorvete fantasma, o pigmeu invisível... E o mais legal do jogo é que possui a possibilidade "random", onde os pedaços  nem sempre estão nos andares correspondentes. Outra coisa a se destacar é a visão de jogo, estilo "Diablo", mas sem sombras.

6 - Desert Strike

Primeiríssimo jogo da franquia (descobri agora que fizeram "Nuclear Strike" para N64, será que é bom?), nos tempos em que
eram apenas os desertos e o Saddam estava vivo... Matei a saudade esses dias, e agora estou jogando Jungle Strike (que achei bem mais fácil que o Desert). Joguem, pô!!!

5 - Flashback

Antes do "Out of This World" migrar para o Mega Drive, nos divertíamos com esse adventure poligonal. Sinceramente? Acho bem melhor que o OOTW. E olha que até hoje não consegui zerar o jogo

4 - Golden Axe II

Assim como o Road Rash, o Golden Axe também é uma trilogia com um terceiro jogo horrível e o segundo melhor que o primeiro, que é um verdadeiro clássico. Ao menos é o que eu acho.

3 - Gaiares

Infelizmente a Sega nunca teve o Gradius/Salamander à sua disposição (tenho vontade de comprar um PS3 só pra jogar Gradius V), mas em termos de gráficos desbundantes e dificuldade absurda, até que o Gaiares dá para o gasto. Um ótimo shooter. Se bem que convenhamos: '"Zero Wing" está merecido a versão uma honrosa'.

2 - Streets of Rage I

Sim, os dois últimos são muitíssimo mais elaborados, principalmente para concorrerem com o Final Fight (que não acho grande coisa, diga-se). Mas o primeiro é uma delícia de se jogar! E por três motivos: 1) Dá para chamar a polícia, menos na última fase; 2) As "Blazes do mal", que são extremamente chatas para matar; 3) O final 'do mal', disponível apenas para 2 players, onde você pode virar o chefão do crime. A Sega sempre foi pródiga em "finais tristes"  (e me lembro agora do "The Revenge of Shinobi"), algo que a Nintendo nunca se preocupou muito e que a Sony se aproveitou em Final Fantasy VII (nunca joguei, diga-se, mas vi no 'Desciclopédia') e a Activision no "Marvel Ultimate Alliance" (POR QUE NÃO DÁ PARA SALVAR O NOTURNO E A JEAN GRAY AO MESMO TEMPO, POR QUÊ!?).

1 - Sonic 2.

Vamos lá, o 1 é clássico absoluto, mas é bem facinho, convenhamos. O 3 tem aquela coisa maneira pra caramba dos escudos específicos... Mas sei lá, fiquei desapontado com os gráficos e a música (depois fiquei sabendo que o Michael Jackson estava envolvido no projeto até o estouro do primeiro escândado de pedofilia dele) me desapontaram um pouco. E o Sonic & Knucles já não foi do meu tempo, embora tenha tido a ótima idéia de prolongar a vida útil dos primeiros trêsAgora o 2...

Antes um parêntesis: esperei avidamente pelo Sonic 2 na época, tanto que eu pegava para alugar o demo do jogo. Até que encomendei o cartucho com o cara da locadora aqui perto pra ele comprar lá no Paraguai... E a Receita pegou ele! Depois na outra tentativa ele conseguiu comprar... Outra versão demo! Que raiva que me deu...

Voltando, acho o Sonic 2 o melhor de TODOS os Sonic pelas seguintes razões: 1) os melhores gráficos (o Sonic CD nesse quesito está ainda muito atrelado ao Sonic 1); 2) a melhor trilha sonora (o que é aquela música da segunda fase, meu Deus do céu!?); 3) a melhor fase bônus (aquela música também...) - a do Sonic CD poderia ser melhor, se o Sonic tivesse a velocidade de um carro do 'F-Zero'; 4) Falei em velocidade? Então, o 2 É O MAIS RÁPIDO (só quem já teve o prazer de tocar num joystick/controle/manete de um Mega Drive sabe o delírio que é aquele breve momento da segunda fase em que o Sonic fica tão rápido que SAI DA TELA!); 5) Falei pela segunda vez da segunda fase? Tá legal, apesar da Green Hill Zone do Sonic 1 ser a "fase arquetípica" do Sonic, com os loopings e tudo, a MELHOR fase do Sonic 2 é justamente a "Chemical Plant Zone", com os loopings E as subidas e descidas em forma de DNA; 6) Foi nesse Sonic que a coleta de todas as Chaos Emeralds traziam consigo não apenas um final melhor, mas a transformação do Sonic em um Super Saijadin, digo em um Super Sonic; e, finalmente, o 7) Um último chefe incrivelmente difícil de se zerar! Sem brincadeiras, só consegui zerar Sonic 2 já nos tempos dos emuladores (mas observação: sem manhas e sem ver no Youtube como se detona com ele). Claro que o Sonic 2 trouxe consigo coisas negativas, como o Tails e os subsequentes coadjuvantes, mas ainda sim acho indiscutivelmente o melhor jogo para Mega Drive.

2 comentários:

JUNINHO (SLZ) disse...

1- SONIC 1 E 2
2- STREET OF RAGE 1 E 2
3- THUNDER FORCE 4
5- FLASH BACK
6- ALADIN
7- JAMES POND 3
8- ECO THE DOLPHIN
9- ALIEN 3
10- ALEX KID
11- GOLDEN AXE 1 E 2
12- FIGHTING MASTERS
13- PHELIOS
14- BIOHAZARD BATLER
15- FATAL FURY UM CLÁSSICO DA LUTA!
16- MORTAL KOMBAT
17- STREET FIGHTERS
18- WORD OF ILUSION
19- CASTLE OF ILUSION
20- TOKI OU JUJU CLASSICO!
21- STRIDER 1 E 2
22- GUNSTAR HEROES
23- CAÇA FANTASMAS
24- MAXIMUN CARNAGE
25- COMIX ZONE
26- GUNSTAR HEROES
27- SHINOBI
28- ROAD RUSH
29- TRUXTON

Lobo Solitário disse...

Sério que Fighting Masters é melhor que SFII?