quinta-feira, outubro 02, 2008

Burrice da aeronáutica

Bom, aconteceu: depois de anos de enrolação na famosa licitação FX para renovar a frota aérea, a Aeronáutica decidiu que passarão para a fase final o modelo americano, o francês e o sueco, e deixaram de fora os russos. Ou seja, fez a maior BURRICE de sua vida!

Foram vários os critérios, mas o fundamental é o da transferência de tecnologia. Nesse aspecto os EUA são a pior opção, já que eles não vão aceitar transferir praticamente nenhuma tecnologia. Isso afeta também o modelo sueco, que, sem dúvida, é o mais mal-adequado à nossa realidade, já que sua autonomia de vôo é de 800km, o que é o bastante para proteger o espaço aéreo sueco, mas não o nosso.

Falei em autonomia de vôo? Pronto, aí vai a minha bronca: o modelo russo era o que conta com a maior autonomia de vôo, e daria plenamente para patrulhar o espaço brasileiro. Mas nããão, o povo da aeronáutica parece que se recusou a raciocinar que poderia colocar uma porra daquelas fitinhas de etiqueta da 3M cobrindo os comandos em russo.

Na verdade, também houve um outro agravante: enrolaram tanto nessa licitação que o Chavez foi quem escolheu comprar os Sukhoi. Agora ele pode tranquilamente bombardear Belém e Manaus -além de poder tentar fazer o mesmo na Flórida e Texas- enquanto que teremos que correr atrás dele com os Mirages (que provavelmente será a opção escolhida - salvo se o povo da aeronáutica fizer outra cagada regada a $$$), os second best da história.

Nenhum comentário: