quarta-feira, julho 29, 2009

Por que eu NÃO entrarei no Twitter

Para você que ainda não sabe, o Twitter ('gorjeiador', em inglês) é uma mistura de rede social (orkut) e microblogging (como um blogspot, mas limitada a 140 caracteres) criada em 2006 por Jack Dorsey e que é a nova coqueluche na internet. Tipo um "Second Life" de 2009. Todo mundo que está na crista da moda tem um. Bem, quase todo mundo. EU não tenho a mínima intenção de ter. Por quê?

1) Não sou celebridade. Talvez se eu fosse eu poderia achar útil falar o que acontece o tempo todo na minha vida;

2) Não sou jornalista nem trabalho em nenhum meio de comunicação. Talvez se eu fosse eu poderia achar útil saber o que acontece o tempo todo com celebridades/políticos.

3) Prefiro o RSS. Alguns sites e portais também estão utilizando o Twitter para avisar que têm notícias novas, sem a necessidade de você abrir o site. O RSS (disponível no canto direito do blog, reparem), faz a mesmíssima coisa, e SEM LIMITAÇÃO DE ESPAÇOS.

4) Não vivo (ainda) em uma ditadura onde eu precise relatar a opressão do Estado no meu dia-a-dia
. Reconheço a importância do Twitter no que houve recentemente no Irã, mas eu não vivo lá, e o Brasil ainda permite que você filme o que lhe der na veneta e ponha no Youtube/avise a Globo.

5) Não confio em algo que não seja um filme onde a principal estrela é Ashton Kutcher. As pessoas perderam a noção do ridículo, sinceramenente. Se bem que consideram "o Hugo Chavez um governante revolucionário" (tipo, ele está há 10 anos no poder e o que mudou na Venezuela!?), "a Dilma Rousseff uma gestora competente" (ela é a mãe do PAC, que iria ficar pronto até 2010, e até agora nem 5% dele está concluído) e que "o Lula defende os interesses nacionais" (sendo que ele foi o MAIOR ENTREGUISTA DA HISTÓRIA DO BRASIL - O Fernando Henrique ao menos vendeu o que tínhamos)...

6) Nunca usei SMS coletivos, e não será agora que usarei. Quando tenho que mandar uma mensagem coletiva, eu mando via e-mail (que também não tem limite de caracteres). E, quando não quero que saibam que mandei pra outras pessoas (o que o twitter também não tem), eu tenho o recurso do Cco.

7) O Twitter tem um potencial enorme para virar uma caixa de ressonância de boatos. Estamos em tempos sem discernimento, e parece que as pessoas se esqueceram dos inúmeros Cocadaboa News. Basta um twit simpático, um link para uma notícia fictícia e está instaurado um boato. Ou nem isso: basta uma corrente que saiba os meandros do sistema para tal.

Bom, são esses os motivos.

Nenhum comentário: