quinta-feira, julho 16, 2009

El equipo pequeño que no se apequeña

Eu tinha me prometido só acompanhar jogos da seleção a partir do segundo semestre, mas não resisti a uma final de Libertadores entre brasileiros e argentinos. Eu pensava que o Estudiantes, meu time na Argentina, para quem não sabe, ia capengar do mesmo jeito que capengou na final da Sul Americana contra o Internacional. Mas Libertadores é outra história...

Para quem não sabe, o título desse post é como os Estudiantes de La Plata são conhecidos na Argentina. Até ontem, tirando o tricampeonato legítimo da Libertadores (o primeiro em cima da Academia palmeirense) que haviam conseguido no início da década de 70, além de um Mundial Interclubes os Estudiantes tinham uma história vitoriosamente discreta no campeonato argentino, sendo campeões "apenas" 5 vezes (o River Plate, o maior ganhador, já ganhou 33, e o Boca Júniors 29), com seus altos e baixos, sempre teve a reputação de sempre buscar jogar de igual para igual contra os grandes times. Seja em uma La Bombonera ou em um Monumental de Nuñez da vida.

O que vimos nas duas partidas finais da Libertadores foi uma genoína exibição de um time argentino: ceras, catimbas, botinadas, cotoveladas, brigas, e, principalmente, um time bem montado em torno de um jogador diferenciado. Verón não tem o mesmo talento transbordante que o Riquelme, mas manteve o espírito de determinação, a vontade de vitória (também conhecido como "çangue nos zóio") e, com o placar adverso, a calma para fazer os passes necessários para a virada.

Se eu fosse o Maradona, chamaria o Verón para substituir a lacuna que o Riquelme deixou na seleção argentina e o convocaria para jogar contra o Brasil em Rosário. O que está faltando para a albiceleste é jogarem como legítimos argentinos: dando botinadas no Kaká, cotoveladas no Robinho, provocando o Lúcio até expulsarem ele e passarem a bola pro Messi para ele resolver o jogo.

Finalmente, um recado para um certo "Gigante da Colina", ultimamente mais para "Anão": se um time consegue ganhar uma partida decisiva de virada na casa lotada do adversário, não há desculpas para perder um jogo decisivo em casa de 2 x 0...

Nenhum comentário: