quarta-feira, julho 29, 2009

Luzia Jesus de Oliveira

Esse é um nome que vale a pena ser eternizado, pois mostra que a esperança ainda não morreu nesse país.

Explico: Luzia Jesus de Oliveira é uma aposentada de Rio Verde (Goiás) que hoje foi pegar uma condução normalmente. Mas naquele município foi aprovado uma lei que garante a gratuidade da passagem a aposentados*. O motorista, como sói acontecer no Brasil, resolveu cobrar dela a passagem mesmo assim. Ela disse que não pagaria. E ele ameaçou não sair se ela não pagasse a passagem.

Nessa situação, ela poderia ter pago a passagem a contragosto e ligado no SAC da empresa, o que não daria em nada, ou poderia ter chamado a polícia, que provavelmente faria que o motorista a levasse (afinal, é a lei da cidade - se bem que os policiais poderiam alegar que não era da competência deles...). Mas não, ela simplesmente arredou o pé e ficou lá, sozinha com o motorista e o cobrador no ônibus por longos 40min, até que apareceu uma agente de trânsito municipal e falou que, se a empresa reclamasse, falasse que foi ordem do dpto. de trânsito. E a dona Luzia ganhou a parada (a história toda vocês podem ver aqui).

Obviamente a empresa deu uma de João-sem-braço e falou que não deu ordens para o motorista descumprir a lei. Mas o reporter falou que é a 4ª vez que a empresa é multada por descumprir essa lei.

Enfim, o que me deixou extremamente feliz com a atitude da dona Luzia foi que há muito não via um ato de DESOBEDIÊNCIA CIVIL por essas bandas (o último talvez foi a avalanche de e-mails ameaçando um boicote à MTV após a Daniela Putarelli mandar censurar o Youtube). Provavelmente se houvesse mais pessoas na saída do ônibus (o que não me pareceu que houve), não seriam poucas as que desencorajariam o ato de dona Luzia. Sei bem disso porque por algo infinitamente mais simplório (não comer no McDonald's em protesto à diminuição da quantidade de Nuggets), sou ridicularizado aqui em casa. Pois digo a todos os que lêem essa página: SÓ ATOS DE DESOBEDIÊNCIA CIVIL PODEM MELHORAR UM POUCO ESSE PAÍS.

Espero que possa inspirar algum de vocês: o voto é obrigatório, mas as pessoas que têm condições (e acredito que as pessoas que leem isso aqui o têm) poderiam simplesmente NÃO VOTAR** e pagar a multa (que não é muito cara, acho) na Justiça Federal para ficar quites com a justiça. Não seria uma forma bacana de DESOBEDIÊNCIA CIVIL?



*Apesar de favorável à Luzia, sou contra leis que isentam determinados passageiros de pagarem passagem se não houver uma contrapartida no corte de impostos às empresas.

**Outra reclamação: qual é a utilidade de propagandas do TSE para incentivar o voto, se todo mundo é OBRIGADO a votar!?

PS: A atitude de dona Luzia é comparável à de Rosa Parks (obviamente não com as mesmas consequências); que, em dezembro de 1955, se recusou a ceder seu lugar a um branco em um ônibus público do Alabama. Sua atitude é considerada o movimento inicial da luta dos negros sulistas dos EUA pelo fim da discriminação racial naqueles estados.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou a filha de Luzia Jesus de Oliveira, fiquei também muito orgulhosa da minha mãe , mas ela sempre foi uma mulher guerreira ,criou 3 filhos sozinha fazendo salgado para vender e lindando chão . Eu me orgulho muito por ser filha dela sou Patricia Oliveira Cruvinel.Obriga