quarta-feira, dezembro 12, 2007

Ike Turner, R.I.P

Morreu hoje o ex-marido e ex-croque da Tina Turner, o Ike. A vida dele peço para vocês lerem no link. Aqui conto uma história pessoal:

Dezembro de 2003. Estava em Moscou, num dos piores momentos da minha vida, tentando me embebedar com duas doses de conhaque (ignoro a procedência) no Sheremetevo*, aeroporto internacional de lá. Na sala de espera, a TV do aeroporto passa clipes diversos. O bom da Rússia é que ela quer ser européia, por mais que tenha mentalidade de terceiro mundo. Por isso, os clipes eram só cousa fina. Até que, de repente, começo a ver um clipe das antigas do Ike & Tina Turner tocando "Proud Mary", do Creedence Clearwater Revival.

Naquele momento, querendo ficar bêbado mas bem fora do ponto desejado, me deixei maravilhar por aquilo, e tive uma felicidade fugaz. Puta que pariu, aquela performance era muito elétrica! E era bem melhor que o original! E sou muito rigoroso em relação a covers. Por exemplo, não acho que "Sympton of the Universe" do Sepultura esteja a 1/1000 da do Black Sabbath, e nem mesmo o "Lugar do Caralho" do Wander Wildner seja comparável ao original do Júpiter Maçã. Só "Whiching Hour" versão Kreator merecia até então o posto de "cover melhor que o original". Mas essa versão põe o original do Creedence no chinelo (fodam-se os fãs do John Fogerty!!!)

Daí começei a relevar aquele preconceito que o Ike era um grande fdp que metia o braço na Tina... Sim, ele era um fdp, mas tocava bem pra caralho!!! Não me aprofundei em R&B, mas curto um funk/soul muito das antigas...

É impressonante o que você descobre quando viaja para o exterior. Precisei ir para Buenos Aires descobrir o AC/DC do Bon Scott, para Budapeste conhecer o Lynyrd Skynyrd. Enquanto isso, aqui em Betim escuto aquela porra da música da periguete todo santo dia...

*Moscou tem outro aeroporto, o Domodedovo, que foi de onde terroristas chechenos subornaram com U$50 os policiais da alfândega para entrarem com bomba em um avião causando a morte de umas 50, 60 pessoas.

Nenhum comentário: