sexta-feira, setembro 03, 2010

Eleições 2010 - Mapa eleitoral do DF

Reafirmo que confio apenas nos dados dos institutos Datafolha, Ibope, Vox Populi e Sensus (em ordem de importância), e não confio nada em institutos que só aparecem nas eleições, mas o Correio de hoje (que parece estar cristianizando Horroriz...) apresentou dados dos eleitores de acordo com uma tal de CB Data. Como institutos de grande porte nunca disponibilizam esses dados, terei que trabalhar com o o que tenho. Vamos lá:

Agnelo Queiroz ganharia d'Horroriz em: Brasília (acredito que seja Plano Piloto e talvez Sudoeste), Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro (acredito que incorpore Octogonal e talvez Sudoeste), Gama, Guará (Águas Claras?), Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante e Taguatinga (Águas Claras?).

O PT sempre conseguiu ganhar em Brasília, Cruzeiro, Guará, Gama, Lago Norte e Lago Sul. Taguatinga é algo recente - me lembro que só a partir do Magela em 2002. Diz a pesquisa que tá 50% a 28% para o Agnelo. Se for isso mesmo (não acredito) Horroriz tem mais é que criar outra cidade-satélite, porque o PT dominará 3 das principais.

Ceilândia a disputa sempre foi apertada - Horroriz ganhou lá em 2002, mas não por muito. É lá, além do Entorno (falando nisso, haverá um comício conjunto com Dilma e Agnelo em Valparaíso, a pedido do Lula - que sabe das coisas...) que a campanha do Agnelo deve concentrar seus esforços.

Já Brazlândia e Núcleo Bandeirante são casos surpreendentes, porque sempre foram redutos d'Horroriz. Estive outro dia em Brazlândia na Festa do Morango (que é horrível, diga-se) e não vi muita propaganda do PT lá não. Tinha era da Jaqueline Horroriz (um nome lindo para um sobrenome horroroso!). Já no Núcleo Bandeirante eu não sei... Talvez seja influência do Guará e do Plano Piloto, já que a Candangolândia, perto do 'Bandera' é a única cidade-satélite que está registrando empate (39% a 39%).

Vamos agora onde Horroriz têm mais votos: Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. Dessas, apenas Sobradinho é surpresa, já que o PT sempre se deu bem por lá. Seria a questão dos condomínios? De qualquer maneira, o Agnelo deveria concentrar esforços no Leste do DF (Sobral City e Planaltina), porque ali têm muitos votos...

Outro destaque interessante é que a supremacia d'Horroriz em Samambaia parece estar diminuindo com o tempo. De acordo com a pesquisa, está em 44% a 38%. Ah, e uma curiosidade: segundo a pesquisa, Horroriz ganharia de 63% a 13% em São Sebastião, 76% a 14% no Riacho Fundo 52% a 0% em Santa Maria (que é perto do Gama)!

Fosse eu do comitê de campanha do Agnelo, me concentraria nas seguintes regiões: Brasília, Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Entorno do DF. O grosso do eleitorado está aí.

Nenhum comentário: