segunda-feira, setembro 20, 2010

Eleições 2010 - A calma antes da tempestade

O recurso d'Horroriz será julgado quarta-feira às 14h. Daí se pode prever dois cenários, variando do melhor para o pior:

1) O STF rejeita o recurso d'Horroriz - Fim de carreira política para ele. Aliás, para todo o grupo dele. Senão vejamos: Horroriz, Arruda, Paulo Octávio (a ficha limpa seria válida para ele), aVadia (mesmo que ela consiga um recurso acho muito difícil para ela reverter o quadro)... Os principais estariam fora. Sobraria quem? Fraga, que também provavelmente perderá as eleições, Osório Adriano, Ademir Santana e Jofran Frejat (velhos) e Luiz Estevão, depois de cumprido ostracismo político. Ah, e Gim Argello também. Ou seja: é muito provável um início de hegemonia petista no DF - a menos que o Agnelo cometa A merda, a la Arruda (haja 'a's!).

2) O STF aceita apenas o argumento da anualidade da lei - Horroriz consegue uma vitória de Pirro. Fica sendo candidato para essas eleições, mas não em 2014 e 2018. Isso pesará como uma espada de Dâmocles. O mote final da campanha do PT será: "você acha que uma pessoa que não terá condições de concorrer daqui a 4 anos tem condições de governar o DF agora?". Cenário parecido com "1".

3) Algum ministro pede vistas do processo - A campanha d'Horroriz ficaria no mesmo banho-maria de agora, com fissuras cada vez maiores entre o núcleo duro dos horrorizistas. Isso foi sinalizado nas últimas pesquisas Ibope e Datafolha, onde Horroriz perdeu votos, o Agnelo não ganhou. Quanto mais o ministro em questão se demorar a dar o seu voto, maior a chance d'Horroriz perder no primeiro turno, mesmo com uma eventual decisão favorável. Lembrem-se: Horroriz terá no máximo 11 dias e meio de campanha, 9 aparições na TV em 4 dias e meio e mais o debate da Globo caso tenha um veredicto favorável ainda na quarta antes das 20h30.

4) O STF aceita o recurso d'Horroriz - Há de se considerar os dados no último período acima. O cenário provável é: I) Horroriz reconquistará seus eleitores duros recalcitrantes; II) Horroriz reconquistará alguns dos seus eleitores que se debandearam para o lado do Agnelo. Quantos? Bem, a taxa de comparecimento do eleitorado em 2002 foi de 84,6% no 1º turno e 86,32% no 2º. Desses, 5,46% votaram em branco/anularam no 1º turno e 3,2% no segundo. Já em 2006 com a eleição avassaladora do Arruda em primeiro turno (ê, DF!!!), a taxa de comparecimento foi de 86,11%. Desses, 7,6% votaram em branco/anularam. Pois bem, com o sintoma de anomia política por causa dos escândalos, essa taxa de brancos e nulos será maior esse ano. Momentaneamente está em 5% (Datafolha) e 10% (Ibope).

Considere que a quantidade de eleitores é 100. Destes, 15 simplesmente não irão votar (meu caso). Dos 85 restantes, pelo menos 8,5 anularão ou votarão em branco. Sobram 76,5 eleitores. Para ganhar no primeiro turno, o Agnelo deve ser votado por mais de 38,25. Transformando aqueles 100 em 1.843.827, o Agnelo deverá ter  705 mil votos para levar no primeiro turno. Sinceramente? Não acho que a campanha do Agnelo esteja tão avassaladora quanto a do Arruda em 2006. Ele ganha "o", não "no".

Nenhum comentário: