terça-feira, novembro 03, 2009

Um pouco de didatismo

Leiam a notícia, com o lead abaixo:

Alunos de escola pública são obrigados a varrer sala de aula, dizem pais

Secretaria da Educação de SP vai apurar denúncia feita por estudantes.
Diretora se defende, diz que limpeza não é obrigatória.



Bom. Estive na China em 2002, em uma viagem acadêmica. Reunimos com chineses estudantes de letras-português. No fim da conversa, TODOS os alunos chineses ARRUMARAM A SALA! Você deve pensar: "ah, mas isso é coisa de regime autoritário!", e eu respondo "não". É comum nos jogos da Coréia do Sul (democracia) os torcedores LIMPAREM A BAGUNÇA que fizeram após o estado. Deus do céu: um ótimo exemplo de como zelar pelo bem público está sendo sumariamente criticado! Claro que não é pra forçar as pessoas que não têm condições de participar disso, mas não acho que o ato da diretora deva ser condenado não.

PS1: essa coisa de deixar a bandeja do McDonald's pro atendente da lanchonete pegar porque "eu não sou empregado do McDonald's" é resquício de escravidão. Na gringa o normal é levar a bandeja.

PS2: me lembrei de outra história, na Eslovênia. Saí pra noite em Ljubljiana, com locais, e voltamos para o alojamento estudantil onde eu estava, às 1h30 da manhã. Em determinado momento, o sinal fechou e as eslovenas com quem eu estava esperaram ele abrir pra atravessar a rua. Vou repetir: ELAS ESPERARAM O SINAL DOS PEDESTRES ABRIR PARA PODER ATRAVESSAR A RUA! ÀS 1H30 DA MANHÃ!!! E A RUA ESTAVA DESERTA!!! A Eslovênia não foi o primeiro país do Leste Europeu a aderir ao euro a toa...

Nenhum comentário: