terça-feira, novembro 24, 2009

Honduras 17 - E a eleição está chegando...

... E, PARECE, sem problemas. Lembram daquele discurso de que os países latino-americanos estavam unidos em não reconhecer as eleições do dia 29 se o Zelaya não voltasse ao cargo? Pois bem, além dos Estados Unidos, a Colômbia, o Peru e o Panamá já disseram que também reconhecerão os resultados.

(Sobre o Peru, uma coisa engraçada: ele é governado pelo Alan Garcia, do Partido Aprista Peruano, tradicional partido de centro-ESQUERDA. Ele já governou o Peru na década de 80, quando fez um governo calamitoso (hiperinflação e uma campanha de calote coletivo da dívida dos países do 3º mundo que só o Brasil estupidamente acreditou). Depois foi o Fujimori (Garcia teve que abandonar o país após uma tentativa de assassinato depois do "auto-golpe" fujimoriano), o conservador Alejandro Toledo (que o derrotou no 2º turno) e, após o temor do chavista Ollanta Humala tomar o poder - observação: o Garcia está com a popularidade baixa no Peru, e o Mala Anta pode ganhar em 2011 -, voltou à presidência. Porém hoje o Alan Garcia é visto como centro-direita!)

E assim o "consenso latino-americano" faz água. Espero que a razão volte aos tropicos e Honduras volte ao normal. A primeira coisa que eles deveriam discutir é a instituição do "impeachment" como punição intermediária à deposiçao pura e simpes. Como disse o Oscar Arias, é uma Constituição tenebrosa a deles (ainda sim é a Constituição deles). O novo presidente tomando posse é mais uma ducha de água gelada na política externa do Lula.

Nenhum comentário: