sexta-feira, outubro 30, 2009

Honduras 15 - O fim?

Bom, vocês viram que o Micheletti e o Zelaya entraram em acordo, não? O primeiro cedeu ao segundo quanto à confirmação da volta do Zelaya com a aprovação do Congresso, e não pela Suprema Corte.

A interrogação no título desse post é que existe a possibilidade do Congresso falar "não, não queremos o Zelaya!". Pessoalmente iria adorar que isso acontecesse, já que o Zelaya ficaria com cara de cu.

Mãs, há uma grande lição disso tudo: os EUA ganharam a parada, e ainda mostraram que têm força (se é o zênite deles ou não não sei, mas mostraram). Senão vejamos: houve o 'golpe'. A OEA estrilou, apoiando Zelaya, e não aconteceu nada. A ONU estirlou, apoiando Zelaya, e não aconteceu nada. Os países latino-americanos estrilaram, apoiando Zelaya, e não aconteceu nada. A Venezuela, o Brasil, a Nicarágua e El Salvador APOIARAM DESCARADAMENTE o Zelaya, e não aconteceu nada. Quando finalmente os EUA entraram pra valer na história, temos o acordo.

Por quê? Bem, pode-se dizer que eles desempenharam o papel de "tira bonzinho" da história, claro. Mas é porque eles não foram ESTÚPIDOS em não reconhecer a legitimidade da existência do outro lado, o que os organismos internacionais e paises latino-americanos fizeram. O Brasil quis aumentar a influência na AL e quebrou o cavalo. E ainda bem, diga-se. Tava merecendo esse sacode.

Nenhum comentário: