terça-feira, outubro 20, 2009

Honduras 14 - O embuste da imprensa

Bom, a crise de Honduras realmente está servido para, mais uma vez, confirmar o que o Olavo de Carvalho vive dizendo: ela está tomada por esquerdistas. Além da Folha tratar o Zelaya sempre como "presidente deposto" e o Micheletti como "presidente golpista", e a Band já ter chamado o governo interino por "ditadura" pura e simples, vem agora o sr. Pablo Ordaz, do "El País" falar barbaridades do governo Micheletti. O problema é que ele se denuncia... vamos à "reportagem"

"Embustes do golpista Micheletti e as manobras do deposto Zelaya bloqueiam saída para crise política"

Embustes? Vamos ver do que se trata.

"Como se o presidente Manuel Zelaya não tivesse inimigos suficientes, agora são seus amigos que se empenham em apertar ainda mais a corda ao redor de seu pescoço. O último foi o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega. Ele declarou no sábado que "a resistência hondurenha" anda buscando armas e campos de treinamento em território da Nicarágua, Guatemala e El Salvador. É preciso reler três vezes a informação para assegurar-se de que as declarações são efetivamente de Daniel Ortega, e não do golpista Roberto Micheletti, que, desde que os militares tiraram Zelaya de Honduras, há mais de três meses, não fez outra coisa que lançar calúnias e mentiras para se manter a todo custo no poder que usurpou. Os embustes dos golpistas e os disparates dos supostos amigos de Zelaya confabulam para fazer do conflito hondurenho um lamaçal onde afundam todos os prognósticos. Sobretudo os mais otimistas."

Qual calúnia, sr. Ordaz? O Micheletti deu o "golpe" baseado na Constituição hondurenha, no que foi respaldado pela Suprema Corte, pelo Congresso e pelo Ministério Público daquele país, e desde então está se baseando pura e simplesmente na Constituição (já estou de saco cheio de falar isso - se quiser, procurem no arquivo). Salvo se o sr. considera um embuste a própria Constituição hondurenha, aí sim seu pensamento está coerente (obs: o que me lembrou reportagem impressa da Folha entrevistando um cientista político de ong ou algo assim que, defendendo Zelaya, clamava por outra Assembléia Constituinte... Nuff said). Outra coisa: não foi o Micheletti que uma hora falou que aceitava negociar e depois caiu fora, e também não foi ele quem clamou o "pátria ou morte!" da Embaixada do Brasil... E o sr. quer que eu acredite que o Zelaya não está ciente da resistência armada que está para surgir!? Faz-me rir!

"As mentiras de Micheletti são muitas e muito variadas. Disse que revogaria o estado de sítio que decretou há quase um mês e ainda não o fez. Disse que puniria o responsável por tirar Zelaya do país e o general Romeo Vásquez continua à frente do exército. Disse que seus três negociadores tinham plenos poderes para pactuar com os de Zelaya uma saída para o conflito, mas cada vez que se aproximam lhes dão um banho de água fria, radicalizando-se ainda mais..."

Vamos às 'mentiras': 1) O estado de sítio já foi revogado (mas credito isso a uma desatualização do artigo); 2) sobre o que baniu o já ex-presidente Zelaya: tudo bem que o general é quem se responsabiliza pela tropa, mas duvido muito que o lobby tenha partido dele; 3) o sr. Ordaz no fundo, no fundo quer é a restituição integral do Zelaya ao poder, se bobear com o mandato estendido para recuperar o tempo perdido: esse vai-e-vem nas negociações é normal, porque são... NEGOCIAÇÕES! Houve outras presepadas também, vamos admitir, como aquela "carta de renúncia" atribuída ao Zelaya e lida por Micheletti. Mas isso eu credito à realidade "república de bananas" hondurenha... E o Zelaya, por todo esse período, conseguiu superar o Micheletti nos padrões bananeiros.

"Mas entre todas as mentiras se esconde uma verdade. Foi o que confessou o próprio Micheletti à bem-intencionada e enorme delegação da Organização dos Estados Americanos (OEA) que visitou Tegucigalpa nos últimos dias 8 e 9 de outubro. "Prestem atenção ao que lhes digo", disse aos signatários em meio a uma grande bronca pela televisão, "neste país não tememos os EUA nem o Brasil nem qualquer outra potência estrangeira... O único que tememos aqui é Mel Zelaya. Temos pânico de Mel Zelaya.""

BEM-INTENCIONADAS!? A OEA foi a principal defensora do Zelaya esse tempo todo! Se não me engano, o Insulza, presidente da OEA também quer que o Zelaya recupere o tempo perdido. Ele também foi o PRIMEIRO que falou que não reconhecerá a legitimidade das eleições presidenciais em novembro, o que seria o único fato que conseguiria apaziguar todo esse imbróglio, e que foi sabotado pela OEA e pela ONU. Desculpe, sr. Ordaz, mas a OEA é tudo, menos bem-intencionada.

"E por isso os negociadores de Zelaya e Micheletti se desesperam cada vez que, superados todos os outros trâmites, tropeçam repetidamente na mesma pedra: a restituição do presidente deposto. Manuel Zelaya afirma em boa lógica que se não voltar a ocupar a cadeira presidencial os golpistas terão ganhado. A comunidade internacional, com uma unanimidade nunca vista, o apoia. Mas qualquer um que tenha falado desde 28 de junho - data do golpe - com Micheletti, o general Vásquez, os juízes, os políticos e os empresários; tenha lido os jornais hondurenhos e observado o ódio que pelo menos a metade da população professa por Zelaya duvida muito de que alguma vez possa ser tirada a fotografia, mesmo que simbólica, de Zelaya voltando ao poder na Casa Presidencial. E então?"

Sempre que vocês verem esse argumento da unanimidade e/ou maioria, lembrem-se sempre que Jesus foi pra cruz pela maioria... E outra coisa: o ódio a Zelaya não é de "pelo menos a metade", mas da maioria da população hondurenha. A diferença é que Zelaya foi deposto por burlar a lei e com o devido processo legal. Não fosse o banimento, ele responderia legalmente por tudo na cadeia. Sabem, o direito evoluiu dos tempos romanos pra cá, sabiam?

"Então passam-se os dias, o presidente deposto cumpre sua jornada número 27 encerrado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, Micheletti aparece feliz rentabilizando a classificação da seleção de futebol para a Copa do Mundo e os candidatos dos diferentes partidos executam, diante de uma população mais preocupada com a dengue e a violência de rua, um arremedo de campanha para as eleições que deverão se realizar em 29 de novembro. Eleições que deveriam ser a saída do labirinto, mas que a comunidade internacional não reconhecerá se Zelaya não regressar à Casa Presidencial... mesmo que seja por um curto período, com os poderes mutilados e para a foto."

Os culpados por esse "arremedo de campanha" são justamente o sr. Zelaya e a comunidade internaciona, de quem o sr. Ordaz é um apologeta. Caso não haja sabotagem, as negociações podem começar em um outro patamar após a consolidação do resultado das eleições.

"Sabendo que as coisas estão assim complicadas, farto de seu cárcere diplomático forrado com papel de alumínio para evitar as supostas radiações do inimigo, Zelaya faz o impossível para suavizar seu perfil de líder arrogante, amante dos microfones e das declarações exageradas. É então que entram em cena seus amigos e colegas... O nicaraguense Daniel Ortega e o venezuelano Hugo Chávez apareceram no sábado na Bolívia com declarações que são um verdadeiro presente para Micheletti. Disse Ortega: "A resistência hondurenha está buscando armas..." Insistiu Chávez: "Só estou alertando. Não sou um incentivador. Mas que ninguém se surpreenda se surgir um movimento armado nas montanhas de Honduras". A resistência, como não poderia ser diferente, negou de forma taxativa que esteja buscando fuzis ou treinamento, nem fora nem dentro de Honduras."

Dá pra ver como é a psiquê de uma pessoa quando ela reage a uma situação-limite. Hitler morreu dando um tiro na garganta com medo de que os judeus sabotassem a sua pílula de cianureto; Stalin morreu certo de que havia uma conspiração judaica contra a sua saúde; Zelaya está preocupado com o eventual uso pelo governo hondurenho de aparelhos de microondas operados por mercenários israelenses; George Washington? Bem, ele morreu na cama cercado por amigos e admiradores; San Tiago Dantas, idem. É impressionante: o Zelaya deu todas as provas de que é um presepeiro de marca maior, e acusam APENAS o Chavez e o Ortega de jogar água na fervura!? Mais uma vez: como se o Zelaya não soubesse disso tudo... Para, sr. Ordaz! Isso só funciona com o Lula!

"Zelaya não quer ser o diabo com chapéu que Micheletti pinta com os lápis que Ortega e Chávez lhe emprestam."

Então ele é um baita de um esquizofrênico, pois.

Nenhum comentário: