quarta-feira, julho 23, 2008

Sobre a campanha do parto normal

Legal essa campanha do parto normal do Ministério da Saúde. A cesariana (que gerou aquela piada cretina sobre gêmeos bivitelinos de sexo diferentes chamarem-se César e Ana), como toda cirurgia, traz consigo alguns riscos. Além disso, a futura mamãe tem que tomar anestesia geral para parir o bebê, e ela também pode ser problemática - corrijam-me se estiver errado, mas já ouvi dizer que uma anestesia geral diminui em 5 anos a expectativa de vida de quem toma. Logo, pode ser um preço bastante alto a pagar em troca das dores do parto e do interesse estético de não alargar a buceta.

MAS, falando na fruta, vi no noticiário local hoje algo que me deixou indignado. Falando da campanha, uma obstetra disse que existe uma recomendação em hospitais públicos em não se dar anestesia para os partos normais. PUTA QUE PARIU (em homenagem à Dercy esse)!!! Quer disser que a mulher tem que aguentar estoicamente um ser com uma envergadura maior que um melão sair da sua xana!? Ah, vá à merda, porra!!! Quer dizer que a medicina nasceu e evoluiu nos últimos 7000 anos para que as mulheres tenham que parir da mesma maneira que no Egito Antigo!!!?? Esse tipo de mentalidade é a mesma de quem sonega morfina a pacientes terminais com câncer.

Cada vez mais me convenço que, assim como os nutricionistas não entendem nada de nutrição, os médicos não entendem nada de medicina.

Um comentário:

IL CIELO È ALTROVE... disse...

PREZADO LOBO SINISTRO.

ESTOU ENCANTADA COM A SUA ESCRITA. É O BLOGUE MAIS INTELIGENTE COM QUE JÁ ME DEPAREI; A LINGUAGEM É IMPAGÁVEL. MEUS PARABÉNS. QUANTO AO PARTO NORMAL: COMO NÃO PRETENDO PROCRIAR (ENTRE OUTRAS RAZÕES, PORQUE O MUNDO NÃO PRESTA), DEVERIA ME ABSTER DE COMENTÁRIOS. MAS O FATO É QUE TENHO, SIM, OPINIÃO (DURA) A ESSE RESPEITO: RETALHAR OS GENITAIS NÃO É 'NORMAL'. PASSAR, POR VEZES, MAIS DE 24 HORAS EM TRABALHO DE PARTO NÃO É 'NORMAL'. ASSIM SENDO, SOU FAVORABILÍSSIMA NÃO APENAS À SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS, COMO TAMBÉM À CESÁREA. E AO ALEITAMENTO POR MAMADEIRA. SÉRIO.