quinta-feira, julho 26, 2007

No outro lado do RH

Nessas duas semanas estive fazendo entrevista para professores de pré-vestibular aqui em Betim. Eu e os meus capos. E aprendi algumas coisas interessantes para quando fizer entrevista em micro/pequena empresa:

1)Chegue pontualmente, mas não espere ser chamado na hora;

2)Não leve o filho (ainda não é o meu caso) para a entrevista - aconteceu isso aqui, o cara teve a joselitice de subir com o moleque pra entrevista e o moleque teve a joselitice maior ainda de falar pro pai "não, eu espero aqui" NA PORTA DA SALA!!! Rodou...;

3)Se você tiver uma mínima capacitação para o cargo, mas estiver buscando um cargo menor (e que não foi mencionado no anúncio de emprego), só chamarão você para o primeiro cargo se você mostrar muita segurança na entrevista (como aconteceu);

4)O currículo do candidato é importante, mas o fator de desempate é a desenvoltura na entrevista (pessoas com problemas de concatenação, como é o meu caso, sempre são preteridas);

5)A boa aparência é aquela onde não se nota que você está mal-vestido;

6)Caso não seja pedido, NÃO procure emprego na área administrativa (secretaria, recepção, copa), porque esses postos quase sempre são preenchidos pelos donos por empatia ou que prestaram serviços anteriormente.

7)Caso seja pedido para que você faça uma apresentação, ENSAIE ANTES.
7.1)Na hora da apresentação, nunca, NUNCA use muleta (anotações em papel - aliás, poucas pessoas sabem como usar esse recurso). Porque senão chatos que já estudaram oratória (meu caso) notam na hora.
7.2)Nessa apresentação, SEMPRE faça algo mais do que os entrevistadores esperam (duas candidatas pra professor de português nos entregaram uma apostila sobre o tema que pedimos - usos da crase - , o que não tinhamos pedido)

8)Ser BEM capacitado para várias coisas (desde que não muitas), pode ser positivo EM CASO DE FORMAÇÃO DE EQUIPE. Os três professores de inglês testados eram muito bons, mas uma (que é doutoranda) também tem condições de dar aula de literatura portuguesa, então vamos aproveitar o que se saiu melhor na aula e essa para dar literatura.

9)Não ponha no CV nada que seja associado à política. Um professor de história que foi entrevistado botou no CV dele sua experiência em uma associação ligada ao MST.
9.1)Já associações religiosas não têm problema, desde que você não faça pregação no trabalho.

10)Existem dois questionamentos básicos numa entrevista de emprego: "Fale-me sobre você" (seja 100% sincero) e, como última pergunta "você tem algo mais para acrescentar?" (não há nenhum problema em falar "não" - aliás, se você acha que pode falar alguma besteira, ou que já falou no decorrer da entrevista, falar "não" pode ser a melhor resposta)

11)Muito cuidado na hora de perguntar sobre o salário. A fronteira entre a curiosidade e a ganância é muito fina, e se o entrevistador entender como ganância, é quase certo que você não conseguirá o serviço.

Nenhum comentário: