segunda-feira, junho 04, 2007

Sobre o VLT em Brasília

Eu oficialmente sou contra a Copa de 2014 no Brasil. Vejam o que acontece no Rio de Janeiro com os Jogos Panamericanos, com superfaturamento de 500% nas obras (de U$500 mi estão custando U$ 2 bi). Ceterus paribis (sic) a Copa nos irá custar U$ 10 bi - caso o mundo não acabe antes de acordo com o calendário maia. Enfim, somos candidatos únicos e é batata que a FIFA vai escolher o Brasil. Se dez cidades forem escolhidas com sede, o meu palpite é de que as premiadas serão (por ordem de baixo para cima): Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Salvador e Belém/Manaus/Recife. Vamos falar pela parte que me toca.

O 'glorioso' Gov. Arruda (a quem elogio por não estar fazendo farra na publicidade, só fazendo campanhas institucionais - deviam olhar isso com mais carinho) apresentou o plano para que Brasília sedie jogos da Copa. Como a cidade é planejada, não é violenta e tem uma infra-estrutura hoteleira bastante razoável (menos para quem faz mochilagem), não será preciso muitas intervenções, "apenas" na reforma do Mané Garrincha (tá mais pra - muito merecida - reconstrução) e para a instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT - um metrô de superfície, praticamente). O projeto pro Mané Garrincha está muito bonito, como todas os projetos virtualmente o são. Meu único receio é que vire um elefante branco que seja só usado pro campeonato candango e jogos da segundona e terceirona, praticamente. Oxalá dêem um jeito para que façam com que o espaço seja aproveitado para eventos, como comícios, shows do Calypso, etc - e também para que o inevitável superfaturamento da obra seja "perdoável".

Vamos à questão do VLT. O Arruda pretende fazer três linhas, basicamente. Uma ligaria o Aeroporto ao terminal da Asa Sul do metrô (a.k.a. "primeira estação inútil"). O ideal seria que se extendesse até a Rodoferroviária, passando pelo SIA, Octogonal, Cruzeiros Novo e Velho, mas isso seria para um futuro distante. Acho até plausível que consigam fazer esse trajeto até 2012, já que o tráfego no trânsito local não é muito congestionado, e não há nenhum prédio por perto - só um afluente do Lago Paranoá, mas basta fazerem uma ponte pro VLT.

O foda vai ser o segundo. Segundo o ComuniWEB, do grupo Comunidade (cujos jornais nem para limpar o cu servem) a linha servirá para revitalizar a W3, e irá do Terminal Asa Sul até o início da W3 Norte. Vai custar "R$ 500 milhões" (o que é um preço-fantasia, já que as obras vão atrasar, vão fazer contrato de emergência sem licitação, os preços dos insumos irão aumentar, etc. Acho até que essa obra revitaizaria a W3, mas há um probleminha: Brasília é Patrimônio da Humanidade. Será que o povo do IPHAN vai aceita-la? Aposto atraso nas obras por causa disso.

Outra parte polêmica: "O projeto prevê a construção de um túnel ligando as W3 Sul e Norte, possibilitando que a superfície seja ocupada pela praça exclusiva para pedestre e que poderá abrigar bares, restaurantes e espaços para apresentações culturais." Acho uma ótima idéia colocar uma praça por ali. Vai virar tipo a nossa versão do Anhangabaú. Mas se fizerem isso na Asa Sul vão ter que fazer o mesmo na Asa Norte, porque senão vai gerar uma assimetria entre as Asas (olha o IPHAN de novo aí!). E aí, como que vai ser? Vão construir um Vale W3 com uma praça horizontal que vai do Pátio Brasil até o Brasília Shopping?. Sem contar o transtorno do povo que costuma usar a W3

Finalmente a terceira parte, que vai ligar a Rodoviária à Esplanada e que irá até o Palácio do Buriti, passando pelo Mané Garrincha e servindo também ao SIG. Deixa ver se eu entendi: vão construir um VLT que vai passar POR CIMA DA ESPLANADA!? Eu gostaria muito de ver um infográfico mostrando quais serão as rotas, porque duvido muito que o IPHAN deixe fazerem isso (por mais que eu concorde com a importância - devem passar umas 100 mil pessoas por dia na Esplanada em um dia sem protestos).

Minha opinião final é: acho introdução do VLT muito positiva em Brasília, principalmente porque permitirá o povão fazer baldeações tanto no Terminal da Asa Sul - que deixará de ser inútil - na Rodoviária/Estação Central e na W3. Mas tenho certeza que haverá uma grita do IPHAN e de um monte de gente daqui que achará que o projeto do Plano Piloto será desvirtuado.

Obs: Mais uma vez a Asa Norte não foi contemplada com nenhum projeto de metrô/VLT o escambau. Os 500 mil que vivem pras bandas de lá (Asa Norte, Condomínios, Sobradinho e Planaltina) se deram mal de novo :(

PS: Vou montar um esquema no paint do que seria um sistema de transporte público integrado.

3 comentários:

katiabreu disse...

Muito pelo contrário. Pelo que foi dito em reunião com os moradores das 700 e demais quadras no dia 10.02.2009, o VLT vai do Aeroporto até o final da asa norte sim. Primeiramente vão fazer do Aeroporto até o terminal da asa sul, depois do terminal da asa sul até a 502 norte (2010) e depois até o final da asa norte (2013)

Lobo Solitário disse...

Katita, eu fiz esse post há tanto tempo... Muita coisa rolou de lá para cá que fez com que ele caducasse bastante. Mas enfim, obrigado pela visita e por ter comentado :)

PS: Ainda sou contra a Copa...

Unknown disse...

Interessante o Post, vc podia fazer um novo, atualizado...