segunda-feira, junho 04, 2007

Possivel mapa do transporte no DF na Copa 2014














Bom, isso é mais ou menos o que o Arruda pensa em fazer por aqui para 2014. A linha vermelha é a do metrô, que já existe (bem, apenas as estações Central, a Galeria e a 114 estão funcionando - a 108 parece que vai ficar pronta no ano que vem). A linha cinza é a do VLT que ligará o Aeroporto até o Terminal Asa Sul, e a que passará pela W3 Sul, pois é uma linha só, ora bolas! Essa linha será muito útil para o povo aqui em casa (enquanto vivermos aqui), já que não precisaremos mais ir de carro até o Aeroporto. Você de vora perguntaria o porquê das estações do VLT serem ímpares. O motivo é simples: as entrequadras na W3 são diferentes que nas do Eixão. Uma estação 514 na W3 daria a entender um desavisado que bastaria andar em linha reta perpendicularmente à pista para chegar na Estação 114 Sul, o que não é verdade. Para quem quer saber, a distãncia entre as paralelas w3 Sul e o Eixão são de aproximadamente 700m. A parada SCS seria de frente ao Pátio Brasil, na futura praça, e a W3 Sul/Norte seria a "estação final" (pois acho que a linha pode ser extendida até o fim da W3 Norte) da linha cinza.

A linha azul começaria na altura do Itamaraty (por razões estratégicas não daria para ir ao Congresso, imagino eu) e iria até a Rodoferroviária. Se o Arruda não fizer isso ele é um imbecil, já que as pessoas também chegarão pela Rodoferroviária - que ESPERO que seja reconstruída tal qual o Mané Garrincha. Talvez haja uma birfucação para o SIG a partir da Praça do Buriti, e dali bem que poderiam fazer uma linha que passasse pelo Sudoeste (e já planejassem algo para o futuro Noroeste). Mas ainda acho bastante problemático um trem de superfície cortando a Esplanada...

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