terça-feira, junho 12, 2007

DF 2014 redux (ou: meu lado Sim City)

Já vendo como será o esquema dos VLTs em Brasília, acredito que até 2020, quando eu completar quarenta anos, o mapa do sistema público de transporte no DF será mais ou menos desse jeito:


Não tive saco para descrever todas as estações (só as finais e as com baldeação), mas, no papel, serão todas essas. Vamos á descrição delas:

Linhas verde e vermelha: são as do metrô, que já funciona atualmente. Até 2014 espero que TODAS as estações estejam funcionando.

Linha preta: VLT da esplanada. Até 2014 terá que estar funcionando, já que será a ligação para o Mané Garrincha (segunda estação acima das baldeações com a linha azul). Os dois trajetos estão separados porque as estações estão separadas 200 metros uma da outra. Sabe-se lá porque cargas d'água a linha preta não irá até a rodoferroviária. Os gringos também vão chegar de ônibus para verem os jogos, não? Bem, a não ser que a tal da nova rodoferroviária seja inaugurada até lá. Pessoalmente eu duvido, mas enfim.

Linha azul: ligará o Aeroporto até o fim da Asa Norte. Como fizeram a besteira de não levar o metrô até lá, vai de VLT mesmo. Num futuro bastante distante, é capaz do Terminal Norte ser a ligação de outro VLT que dê acesso a Sobradinho e Planaltina, além dos condomínios. Essa linha azul será a tal que revitalizará a W3. Aguardemos. O certo é que o VLT até o Aeroporto servirá para consolida-lo como área de lazer. Graças as taxas de embarque mais caras do mundo, o aeroporto daqui tem até cinema!

Linha rosa: ligará o Gama e Santa Maria até o terminal da Asa Sul. Aquela estação onde as linhas se bifurcam (sic?) é a do Catetinho, que deixará de ser acessível somente por carro. As duas estações antes do Terminal Asa Sul servirão tanto ao Núcleo Bandeirante quanto à Candangolândia. Poderia ter botado apenas uma, mas pensei no acúmulo de pessoas nas paradas. Além disso, como as linhas do CLT serão no centro da pista, ali já existem duas passarelas, que poderiam servir como acesso às estações.

Agora, como diria aquele piloto do jumbo português de 2700 lugares, 15 andares e piscina olímpica: "Vamos cruzar os dedos e torcer para que essa merda funcione".

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