terça-feira, maio 01, 2007

O mau, o feio, o injusto

Já disse umas 1000 vezes que o meu senso estético é perturbado, e agora vou mostrar isso por dois clipes que gosto muito:

Metallica - Turn the Page

Sim, é da fase merda deles, apesar de ser do Garage Inc., um álbum que eles (re)lançaram depois das bombas 'Load'* ** e 'Reload'. Sim, onde eles cagaram totalmente na "Sabbacadabra", que foi a primeira música do Black Sabbath que aprendi a gostar. E sim, é um cover de música country. Mas pqp, o clipe é ma-ra-vi-lho-so! Basicamente é uma historinha de uma stripper/puta de estrada que faz tudo isso pra cuidar da filha e não se arrepende de nada. Essas histórias da face maldita do mundo geram um facínio medonho em mim.

Ministry - Just One Fix

O Ministry é uma banda semi-maldita. Eles inventaram o metal industrial, mas quem ficou com a fama foram o Nine Inch Nails (meia boca) e o Marilyn Manson (uma merda). E um dos sinais dessa maldição é esse clipe, que nada mais é do que a filmagem de um moleque sofrendo de crise de abstinência num quarto fudido de hotel. Sinceramente, dá de 1000 no "Smack my Bitch up" do Prodigy. Dois detalhes a se destacar: 1) o Al Yorguensen cantando com a sua habitual cara de chapado (na época desse clipe um dos membros da banda morreu de overdose de heroína, parece); 2) O simpático velhinho redneck do clipe não é nada menos do que William Bourroughs (pouco antes de morrer), um dos maiores poetas beatniks, que escreveu sob o efeito de todas as drogas possíveis o 'Almoço Nu' (junto com "Johnny vai à Guerra" é um dos livros norte-americanos que sou doido pra ler). Uma conexão com o Brasil: uma vez na Folha li que o WB conseguiu se livrar do vício da heroína pelo o uso do Santo Daime, segundo ele a droga mais forte que ele já experimentou na vida.

*Me lembro claramente na crítica da antiga Bizz o Charles Gavin, baterista dos Titãs, dando a cotação 'excelente' pro 'Load'. Foi a partir dali que passei a achar os Titãs uma bosta.
**Quando lançaram o 'Load' (97), eu, metaleiro massacration que era, fiquei tão puto que vendi o 'Álbum Negro' por R$4. Confesso que não me arrependi. É como dizem, você se arrepende mais depois que elogia do que quando critica.

Nenhum comentário: