domingo, julho 06, 2014

Quartas de final e previsão para as semis

Continuo com meu aproveitamento de 20, 25%... Primeiro vamos aos jogos

Brasil x Colômbia

Eu disse que ganharíamos. Parece que a bronca em relação ao chororô adiantou, pois a Seleção tomou vergonha na cara. A Colômbia fez seu gol de honra com James, que tem tudo para manter sua posição como artilheiro da Copa, já que agora só há a concorrência do Müller, do Messi e do Robben correndo por fora. Infelizmente essa vitória teve um grande custo para a Seleção Brasileira: o principal é a suspensão do Thiago Silva, nem tanto pela liderança (o David Luiz substituirá bem ele nesse aspecto) mas sim pela sua função em campo. Quanto ao Neymar, o baque será de ordem mais psicológica. Convenhamos: ele não jogou nada nem contra o Chile nem contra a Colômbia. Outra coisa preocupante: os gols no mata-mata estão saindo de bola parada. Mais preocupante ainda: são os defensores que estão fazendo os gols...

Alemanha x França

Eu bem que avisei para a França: tudo o que eles tinham que fazer era resistir à pressão alemã. Infelizmente, como sói serem os franceses, eles capitularam no começo. Daí não deu para fazer nada e ainda tiraram meu 100% de prognóstico correto.

BRASIL X ALEMANHA

Tanto o Brasil quanto a Alemanha conseguiram anular a questão do desgaste físico nas oitavas vencendo em tempo normal. Infelizmente, a Alemanha tem a vantagem de jogar com o time mais inteiro (não falo totalmente inteiro porque claramente o Schweisteiger não está 100%). Vale salientar que os alemães fizeram a preparação perfeita para essa Copa: em vez de ficarem reclamando como os ingleses simplesmente foram para um lugar quente pra cacete e isolado do resto do país(Santa Cruz de Cabrália/BA) e treinaram nos horários mais ingratos do jogo, em um centro de treinamento construído por eles apenas para a Copa. O favoritismo é da Alemanha (que já demonstrou ignorar solenemente vaias da torcida), mas fica o alerta: o Brasil está como um animal ferido e acuado. E quando um animal está ferido e acuado ele tende a ser mais feroz... Mas isso é apenas uma torcida. Ou o Fred e o substituto do Neymar entram para arrebentar ou estaremos no sal.

Holanda x Costa Rica

Esse eu acertei no resultado, mas errei na circunstâncias: jamais acreditaria que a Costa Rica caísse somente nos pênaltis (apesar das duas bolas do Snejider, que entrou de vez na Copa). Essa falta de competência e sorte da Holanda em ganhar deles pode custar muito caro...

Argentina x Bélgica

A vitória da Argentina sobre uma extremamente apática Bélgica (muito mais apática que a França) lembrou bastante o jogo da Alemanha: um gol logo no começo do jogo e uma administração tranquila até a vitória. Foi o último jogo que vi no estádio (até 2018, Rússia!) e foi bastante divertido os argentinos ainda vivendo no auto-engano em achar que o Maradona foi melhor que o Pelé. Que a nossa música de resposta seja eternizada aqui:

"1000 gols (5x)
Só o Pelé (2x)
Maradona cheirador"

Holanda x Argentina

O favoritismo da Argentina aqui se dá apenas pela questão física, uma vez que a Holanda já demonstrou que também não liga para a torcida adversária, vide a vitória em cima do Chile. Outro fator que pode servir de desestabilizador é aquela substituição do goleiro holandês para a cobrança dos pênaltis. Sim, deu certo, mas até que ponto isso não pode abalar a autoconfiança do goleiro titular? Outra, suponhamos que a partida vá de novo para os pênaltis e o van Gaal, pelas circunstâncias do jogo (cartão vermelho, contusão de jogador, etc.) não puder substituir o goleiro? O que irá passar pela cabeça dele?

Decisão de terceiro lugar:
Brasil (infelizmente) x Holanda
Final: Alemanha x Argentina (a nega das Copas de 86 e 90)

Nenhum comentário: