terça-feira, julho 01, 2014

Previsões para as quartas de final

As previsões furadas estão no post abaixo, então vai rolar um papo rápido aqui do que foram esses jogos das oitavas com uma rápida previsão das quartas

1 Brasil x 1 Chile (Pênaltis: 3x2)

Agora entendo o porquê de o Felipão temer tanto o Chile... Eles venderam caro a derrota. Várias coisas a se destacar: 1) foi a pior partida da Seleção até agora; 2) nosso meio de campo não está jogando nada; 2) a instabilidade emocional que selou nosso destino em 2010 se mantem firme e forte. Tudo bem chorar de emoção após a vitória, mas se desmilinguir daquele jeito ANTES dos pênaltis é imperdoável. E eu não sei como é que o Júlio César ainda fica se culpando pelo que ocorreu em 2010. Caramba, não foi culpa dele! Foi daquele pulha do Felipe Melo. Ele só é culpado por ainda estar casado com a Suzana Werner, a segunda maior pé-fria da história. Enfim: menos mal que o pessoal lá dentro se conscientizou disso e - parece - vai tratar melhor esse tema. Tem outra coisa me preocupando: sinto que estão escondendo o jogo em torno da real situação do Neymar. Para mim ele está jogando no sacrifício.

2 Colômbia x 0 Uruguai

Não bastou a vingança pela Copa de 50 na Copa de 70. Não bastou a vitória na Copa América de 89. Não bastou a vitória nas eliminatórias para a Copa de 1994: o Uruguai teve seu Maracanazzo. Sem Suárez, como vimos contra a Costa Rica, o Uruguai não era nada. E assim foi.

BRASIL X COLÔMBIA

Apesar da fragilidade física e emocional do Brasil, ainda sim ganharemos. Primeiro porque, sinceramente, não me lembro da última vez que perdemos para a Colômbia. Segundo porque, apesar da campanha maravilhosa deles, já é a melhor participação deles em Copas do Mundo, e o Pekerman terá que fazer um trabalho motivacional daqueles para evitar a mentalidade de "ah, se perdermos para o Brasil não será o fim do mundo..."

2 França x 0 Nigéria

Tive o privilégio de ver esse jogo in loco. Digo-vos uma coisa: os franceses são EXCELENTES no desarme. Além disso, sabem dar botinadas cirúrgicas (no sentido de mandar o botinado para a mesa de cirugria) como ninguém. O principal problema dos franceses é que o Benzema não está jogando direito há duas partidas. E aquele baixinho de 1,12m, o Valbuena... Olho nele.

2 Alemanha x 1 Argélia (tempo normal: 0x0)

A Alemanha passou um baita de um sufoco contra a Argélia, mas conseguiu se impor. O problema é que está começando a se desmilinguir fisicamente também.

FRANÇA X ALEMANHA

Olha, se a França quer acabar com o seu status de freguesa da Alemanha (foi eliminada nas semi-finais de 82 e 86), esse momento é agora. Junto com a Colômbia é a seleção que está fisicamente e psicologicamente mais inteira (a terceira colocada é a Holanda, mas ela já perdeu jogador), apesar de o fator físico não importar tanto para a Alemanha, já que não foi para os pênaltis. Além do mais, o Löw terá que colocar o Lahm na lateral (não sei se é esquerda ou direita, mas não importa). Com isso ele reabrirá a "Avenida Lahm" que foi responsável pelas derrotas da Alemanha em 2006 e 2010. Basta a França resistir ao bombardeio inicial e depois aproveitar o espaço aberto pelo dito-cujo em suas subidas. Acho que dessa vez dá França.

2 Holanda x 1 México

O México foi valente, mas seu treinador foi um covarde à Capello colocando mais um defensor quando o México fez o gol. E foi pênalti sim do Robben, apesar de ele ter exagerado na atuação. Aliás, é impressionante o que o homem corre. Outro destaque positivo para os holandeses é que o Snejider, que estava meio sumido nessa Copa, fez seu gol. A fera foi liberada agora.

1 Costa Rica x 1 Grécia (pênaltis: 5 x 4)

A Costa Rica foi épica nessa partida, na mesma medida em que a Grécia foi a incompetência de sempre. O principal exemplo disso foi na prorrogação quando, com um homem a mais e em um contra-ataque que tinha CINCO gregos e DOIS costarriquenhos, os gregos conseguiram não liquidar o jogo. Enfim, felizmente errei minha previsão aqui.

HOLANDA X COSTA RICA

Fácil para a Holanda. A Costa Rica tem o mesmo problema da Colômbia, com a desvantagem de estar com os jogadores infinitamente menos inteiros (passou mais de 60 minutos jogando com um jogador a menos), e jogará desfigurada. E sinceramente: a Holanda não é um Uruguai, uma Itália, uma Inglaterra ou uma Grécia.

1 Argentina x 0 Suíça (tempo normal: 0 x 0)

Não falei que seria um jogo difícil? A Suíça meteu um ferrolho quase impenetrável até o segundo tempo da prorrogação. Mas o Messi deu um jeito de colocar para o di Maria fazer o gol.

2 Bélgica x 1 Estados Unidos (tempo normal: 0 x 0)

Outra partida épica, e graças ao goleiraço Tim Howard, quem resistiu ao cerco belga por todo o tempo normal. Infelizmente o ataque americano foi inoperante nesse período. Outra previsão que erro e faz notar o fato interessante: todos os primeiros colocados da fase de grupos estão nas oitavas.

ARGENTINA X BÉLGICA

Será meu último jogo nessa Copa, e será o último da Bélgica também. Mantenho o que disse na previsão anterior: ainda falta experiência aos belgas. E pior: dessa vez essa inexperiência esbarrará nos argentinos. Além disso, a Bélgica não é um ferrolho como a Suíça. Assim, acredito que Messi e cia. ganharão no tempo normal. Até porque o desgaste físico foi para ambos.

Resumo da minha previsão de semi-final:

Brasil x França
Holanda x Argentina


Nenhum comentário: