segunda-feira, julho 14, 2014

Alemanha Campeã e Brasil 1-10

Primeiro o Brasil 0 x Holanda 3

Costumo dizer que de dez tentativas de embuste costumo não embarcar em oito. O que a Holanda fez comigo pode ser enquadrado nos outros dois casos. O Louis van Gaal falando que "não deveria haver decisão de terceiro lugar" me remeteu imediatamente à Holanda de 1998, que também caiu nos pênaltis contra uma equipe sul-americana e depois cairia para a Croácia. Mas eu não lembrei do que ele mesmo usou na fase de grupos para desestabilizar o Felipão sobre aquele lance dos árbitros. Que coisa! E que fique claro de uma vez por todas que o goleiro que tomou mais gols pela Seleção Brasileira se chama Júlio César. E que equipes rubro-negras sempre fazem mal ao Brasil como um todo...

Ah, sim: a estatística contra a Holanda é a seguinte: 1 vitória, 1 empate (em 1998) e 3 derrotas. Isso confirma nossa freguesia contra eles.

Agora a finalíssima:

ALEMANHA 1 X ARGENTINA 0 (prorrogação)

É impressionante! A Argentina tinha tudo para fazer história no Maracanã, mas graças à incompetência de seus atacantes (Higuaín no primeiro tempo e Palacio no segundo), levou o jogo para a prorrogação e tomou aquele golaço do Mario Goetze na prorrogação. Agora não porque ele tem que ir para a Alemanha comemorar com os seus, mas no ano que vem é uma OBRIGAÇÃO dos administradores do Maracanã convidá-lo para eternizar seus pés na Calçada da Fama do estádio.

E essa Copa fica sendo a melhor do Século XXI até agora. Sim, porque "melhor Copa de todos os tempos" não foi, já que houve a de 1970, 1982, 1986 e 1998. Mas que com certeza foi melhor que as de 2002, 2006 e, sobretudo, a de 2010 ah, isso foi. E, depois daquele futebol horrivelmente vitorioso da Espanha na última Copa, folgo em saber que dessa vez o título ficou com uma seleção mais gabaritada. Infelizmente não foi a Holanda (que não ganharia). Infelizmente não foi a França, que merecia ter ido mais longe. Mas está em ótimas mãos. Danke für die Fussball, Deutschland!

PS: e lembrando que a Alemanha treinou em São Januário antes da final. Os espíritos dos jogadores de 1950 estavam com eles nessa partida.

Nenhum comentário: