segunda-feira, fevereiro 21, 2011

O campeão que NUNCA foi campeão

No fim do ano passado eu analisei a medida adotada pela CBF em reconhecer os campeões brasileiros pré-1971. Com uma definição simples sobre quem realmente foi campeão brasileiro antes de 1971, cheguei à conclusão de que o Santos realmente é octacampeão, o Palmeiras é "apenas" heptacampeão (o Robertão de 1967 NÃO PODE SER CONSIDERADO CAMPEONATO NACIONAL) e o Botafogo tem apenas o título de 1995 (roubado, diga-se), uma vez que a Taça Brasil de 1968 NÃO PODE SER CONSIDERADA CAMPEONATO NACIONAL.

Pois bem: pouco depois do São Paulo receber a "taça das bolinhas" por ser o primeiro time a conseguir o pentacampeonato (após a criação da mesma), o presidente da CBF, "il capo di tutti capi", Ricardo Teixeira resolveu "dar" o título de 1987 para o Flamerda.

(Claro que isso não tem nenhuma relação com o fato do Teixeira ser inimigo do Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo -foi por isso que o Morumbi foi vetado para sediar jogos da Copa 2014-, nem pelo fato das negociaçõe$ do direito de transmissão do Campeonato Brasileiro e$tarem a pleno vapor).

Obviamente eu aplico os mesmos critérios. E por quê? Porque é o ÚNICO MÉTODO LEGAL E LEGÍTIMO O BASTANTE PARA ISSO. Na Libertadores de 1988, os clubes que tinham direito de participar no torneio eram: 1) o campeão da Libertadores no ano anterior; e 2) OS CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES NACIONAIS DE CADA PAÍS-MEMBRO DA CONMEBOL, INDICADOS PELA RESPECTIVA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL. E quem a Confederação Brasileira de Futebol indicou como CAMPEÃO E VICE-CAMPEÃO BRASILEIROS que deveriam representar o Brasil na Libertadores de 1988? Flamerda e Internacional? NÃO, SPORT E GUARANI!!!

PORTANTO, NEM A GLOBO, NEM A CBF, NEM A FIFA TÊM PODERES PARA MUDAR ISSO!!!

Pessoalmente eu até gostei da "decisão", pois serve para esculhambar devidamente as decisões da CBF e para ninguém levar a sério as pretensões dela, principalmente pelas circunstâncias. Além disso, o Sport, que não possui dirigente BANANA que nem certo clube cruzmaltino carioca, já falou que a decisão, obviamente, não vale. Senão por este critério, por DECISÃO DO STJ TRANSITADA EM JULGADO.

Pessoalmente eu estou pouco me lixando, já que o meu conceito demorará uns 30 anos para amadurecer entre os jornalistas e amantes do futebol, mas ele prosperará. Porque é o critério mais racional.

Nenhum comentário: