quarta-feira, fevereiro 09, 2011

E o Kinect, hein?

3 meses depois do lançamento, já dá pra ter um impacto do Kinect, e com algumas conclusões:

1) Indiscutivelmente o Kinect bateu o Move;

2) Indiscutivelmente o Kinect está fazendo sucesso nos EUA, sendo responsável pela vantagem que o Xbox 360 está tendo sobre o Wii na região esse ano (sinal que Donkey Kong Country falhou em empurrar as vendas do hardware, e que o maior responsável pelo sucesso do Wii no natal do ano passado foi o NSMBW);

3) Indiscutivelmente o Kinect NÃO DEU CERTO na Europa e no Japão. Em ambos, o PS3 está liderando - aliás, o PS3 passou o Xbox 360 na Europa no ano passado, e a diferença não parece diminuir (o Xbox é terceiro na Europa e no Japão, garantindo o segundo lugar apenas pela diferença gritante que tem nos EUA).

A conclusão é que o Kinect é um caso de sucesso localizado nos EUA. Está se saindo melhor do que eu pensava que se sairia, mas está pior do que provavelmente a Microsoft pensaria...

Dito isso, vamos a alguns outros jogos do Kinect para analisar um pouco mais o fenômeno:

Dance Central - Tido pela crítica como o melhor jogo dessa fase inicial do Kinect, está levando uma surra do seu concorrente do Wii Just Dance 2. Mesmo considerando a vantagem deste de 3 semanas sem concorrência, ele vendeu o triplo que Dance Central.

Kinect Sports - A comparação seria com o Wii Sports, jogo que chegará aos 75 milhões (!!!) de cópias vendidas essa semana. 2,60 milhões não está mal para o equivalente da Microsoft - mas também não está nada bom. O Wii Sports, por exemplo, vendeu mais que o triplo que o KS na última semana.


Kinect Joy Ride - O equivalente ao Mario Kart. Equivalente POBRÍSSIMO, tenho que falar - joguei ele e achei extremamente impreciso. Dos títulos com Kinect no nome foi o que vendeu menos, abaixo de 700 mil.

Qualquer jogo Fitness - Não conseguiu nem fazer cócegas no Wii Fit Plus, que vendeu quase 100 mil cópias na última semana - não consegui identificar nenhum jogo fitness do Kinect no Top 40 do VGChartz.

CONCLUSÃO - Se o Kinect serviu para fazer barulho, ele teve um impacto bastante limitado. Os jogos que estão sendo lançados para ele NÃO ESTÃO SURTINDO O EFEITO DESEJADO, que era o de fazer frente ao Wii. Só o Kinect Adventures que está fazendo isso, e ele sozinho não faz verão. É bom a Microsoft ter algum pano pra manga na próxima E3, senão o Kinect ainda pode virar o 32X da Microsoft. O problema, para eles, é que a Nintendo também não deixará barato essa perda da liderança nas Américas em 2011, e também lançará uma carta nova (Vitality Sensor?). A Nintendo tem a primazia de ir para o Oceano Azul e deixar a Microsoft no Vermelho.

Nenhum comentário: