quinta-feira, abril 02, 2009

Por um VLT na L2!!!



Sim, parece que não iremos ver o VLT do aeroporto para o terminal da Asa Sul tão cedo (como eu suspeitava). Mas existe o projeto e ele um dia sairá. Nem que seja às vésperas da Copa 2014 e custando 5x mais o custo original previsto (com Horroriz ganhando em 2010 o custo irá aumentar em 10x...). Por isso, aqui começo a campanha desde já para que façam um VLT por toda a L2!!!

Bom, eu sei que na L2 o fluxo de pessoas será menor que na W3, já que só há residências em um lado da via (nas 400) e não há comércio. Mas acho que isso justificaria apenas um intervalo maior entre os bondes.

Pegando apenas na Asa Sul, e de cabeça, dou os motivos para uma linha pela L2: inúmeras igrejas (uma católica, uma da assembéia de Deus, uma batista e outra espírita, pelo menos) um grande colégio público (Setor Leste - aliás, por que o nome? Nunca entendi...), pelo menos cinco colégios confessionais (Maristão, Maristinha, Cor Jesu, Pio XII e colégio Adventista), colégos privados tradicionais como INEI/COC (obs: COC, me aguarde quando sair a minha restituição do IR :@...) uma faculdade privada (IESB - obs: a filial da Asa Norte funciona com prédios alugados, a da Asa Sul é dela mesma), um hospital público (HMIB - Hospital Man In Black...), um posto de saúde e um monte de embaixadas ao fundo. Na Asa Norte há menos coisas, mas tem o HUB e a UnB como principais destinos. E ainda há os Setores de Autarquias.

Na maneira que penso, para cada um ou dois bondes que saíssem do terminal Asa Sul (sim, porque a linha seria interligada com a da W3), um faria a linha "Grande Circular", indo para a W3 e depois retornando pela L2 Norte e/ou indo direto para a L2 Sul. A frequência seria maior nos horários de entrada e saída das escolas/faculdades (uma boa para padronizarem os horários) e pela manhã, de uma forma geral (por causa do atendimento nas embaixadas). No resto do dia o fluxo poderia ser menor, numa boa.

Bom, às estações. Em grande medida, seriam correspondentes às da W3 Sul, com exceção da região do Parque Olhos d'Água (413/414 Norte), onde passaria direto. Além disso, haveriam duas estações para atender o Setor de Autarquias Sul e duas no SAN (uma não seria operacional até construírem tudo o que tem que ser construído ali).

Para a linha conectar-se com a da W3, deveria acontecer assim: no final da L2 ele viraria para a direita de quem vem do centro e subiria na perpendicular. Já há um sinal ali, o que facilitaria as coisas. Depois, iria levemente para a esquerda passando por cima da pista que é a extensão do eixo L de quem vem pelo centro, naturalmente com pouco movimento (e com um sinal ali e uma lombada eletrônica antes, para garantir qualquer coisa). No final, entraria num túnel de mais ou menos 800m de extensão para passar por debaixo do Eixão. O trecho é o correspondente à linha amarela no mapa. Depois, faria a curva e passaria por cima do metrô com um viaduto quase insignificante e se conectaria com a W3 (Imagem 1).



Já na Asa Norte, seria mais complicado, já que não faço a mínima idéia de onde será a estação terminal da W3 do VLT, muito menos a do metrô (será que ele terminará por ali mesmo? Ou farão um jeito dele passar por cima do Lago?). Enfim, beneficiaria-se de um sinal que há por ali, e iria no canteiro central até o início da linha amarela, que seria em túnel correspondente à sua congênere na Asa Sul. Supus uma estação "Terminal Asa Norte" no ponto em destaque na sombra da linha amarela, já que o final da Asa Norte tem muita área livre disponível, e ali dá para fazer um terminal ótimo (a depender do IPHAN...) (Imagem 2).



Resta um último problema: o canteiro da L2 é geralmente menos largo que o da W3. A solução seria expandir para os lados nas 400, já que nas 600 certamente haveria gritaria, indenizações, paralizações da obra, etc. Não sei se o IPHAN toparia, de novo.

Bom, são meus motivos para a linha na L2 sul. Espero que algum dia algum engenehiro louco do GDF leia esse blog e, pelo menos, pense a respeito.

2 comentários:

Unknown disse...

Tô contigo!

Unknown disse...

tô contigo!