terça-feira, outubro 19, 2010

Eleições 2010 - Segundo turno sob o prisma da eleição de governadores

Falei antes da eventual mudança do eleitorado da Marina. Acho que me enganei. Então agora me enganarei também na comparação eleição para governador:


Região Norte

Acre - O PT, que já era governo, ganhou no primeiro turno com Jorge Viana. Porém, aqui o Serra ganhou e a Dilma ficou em terceiro lugar. A tendência é que a Dilma consiga roubar parte dos votos do Serra aqui, mas é provável que não ganhe.

Amazonas - Aqui foi a maior conquista do PMN da história, com Omar Aziz ganhando no primeiro turno. Dilma também ganhou de goleada, com o Serra tendo apenas 8% dos votos. Porém, vi uma pesquisa em que praticamente todos os votos da Marina iriam para o Serra. Isso não seria suficiente para que a Dilma perdesse no estado, mas pode prejudicar no cenário nacional.

Rondônia -  Estado onde o Serra ganhou no primeiro turno, está havendo segundo turno entre Lao Tse Confúcio Moura (PMDB), pró-Dilma e o atual governador João Cahulla (PPS), pró-Serra. Pesquisa do Ibope aponta favoritismo do primeiro. Logo, é capaz da Dilma recuperar um pouco de território aqui. Talvez até o suficiente para virar, embora pouco provável.


Roraima - Praticamente o mesmo caso de Rondônia, inclusive com favoritismo do candidato dilmista Neudo Campos (PMDB). Mas Rorâima teve o caso Raposa Serra do Sol, e o povo ali não está nada contente com o PT....

Amapá - No quintal do Sarney, ambos os candidatos são ligados à Dilma, e o PSDB local já disse que não apoiará nenhum deles. A Dilma tende a ampliar a vantagem no segundo turno.


Tocantins - Aqui a Dilma ganhou no primeiro turno, mas Sirqueira Campos (PSDB e "fundador do estado") também. Bastante provável que ela perca alguns votos aqui, embora ainda ganhe.

Pará - Situação problemática para a Dilma: embora ela tenha ganho o primeiro turno, sofre com a impopularidade da atual governadora petista Ana Júlia, que quase perdeu o primeiro turno para o peessedebista Simão Janene, favorito para o segundo turno. Dilma definitivamente precisa visitar o estado.

Região Nordeste

Maranhão - Aqui tá tudo dominado para a Dilma, já que os três principais candidatos (inclusive a infelizmente vitoriosa Roseana Sarney) apoiaram ela. Outro estado onde aposto que a maioria dos marineiros vai com a Dilma.

Piauí - Situação um pouco mais problemática. Além de ter segundo turno entre PT-PSDB, a maioria dos votos da Marina parecem ter ido para o Serra de acordo com pesquisa local. Um dos prováveis motivos para que a Dilma tenha ido para Teresina.

Ceará - Aqui o PSDB está enfraquecido com a derrota do Tasso Jereissati. Outro cenário propenso para que os votos da Marina se direcionem para a Dilma.

Rio Grande do Norte - Outro estado positivo para o Serra, que conta com José Agripino Maia e a governadora eleita Rosalba Ciarlini.

Paraíba - Aqui o cenário é mais favorável à Dilma, já que ambos os candidatos a governador do segundo turno são Dilmistas.


Pernambuco - Mesmo caso do Ceará, onde os serristas foram praticamente obliterados.


Alagoas - Outro caso Dilma x Serra - na verdade PSDB x PSB. O atual governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) está disputando com o Ronaldo Lessa (PSB). Collor, que disputou com Lessa a terceira colocação, vai apoiá-lo. Ainda não há pesquisas cofiáveis no estado, mas a minha aposta é que a Dilma aumente um pouco sua vantagem.

Sergipe - Outro estado em que a Dilma pode ganhar terreno, já que o PT fechou a conta. Agora é o Marcelo Deda se engajar, principalmente na faixa central do estado (Aracajú inclusa).

Bahia - Jaques Wagner fechou a conta aqui, mas ele tem que manter a vigilância...

Centro-Oeste

Mato Grosso - Os aliados do PT fecharam a conta no estado, então acreito que a Dilma consiga virar o jogo aqui.

Mato Grosso do Sul - Aqui já houve o contrário: Puccinelli, reeleito no primeiro turno, é do PMDB serrista e derrotou Zeca do PT (ainda bem, pq esse cara é um bosta). Porém, não fechou a conta. O Serra muito provavelmente consiga manter a vantagem aqui.

Distrito Federal - Ah, o DF... Em circunstâncias normais eu diria que o Serra ganharia aqui no segundo turno. O problema é que não estamos em circunstâncias normais, graças ao "fator Weslian". Eu acredito que o Agnelo consiga reverter as pesquisas eleitorais que indicam vantagem do Serra.

Goiás - Como disse antes, Goiás deve ser uma das principais atenções da Dilma, uma vez que ela está em desvantagem aqui: o Perillo (PSDB) está na frente no segundo turno, mesmo com o apoio do Alcides Rodrigues ao Iris Rezende. Além de Goiânia (que ela já foi), ela tem que ir pra Anápolis e Itumbiara.

Sul

Rio Grande do Sul - Além das raízes mineiras, Dilma deve investir nas raízes gaúchas: apesar do PT ter levado no primeiro turno aqui, o PSDB ainda tem a máquina. A tendência é que o Serra vire no segundo turno se a campanha não for aguerrida.

Santa Catarina - Aqui o trabalho da Dilma é não perder o oeste catarinense. Uma visitinha em Chapecó e Concórdia é bastante recomendável.

Paraná - Idem Santa Catarina, em relação ao Sudoeste Paranaense. Deve investir na periferia de Curitiba também.


Sudeste

Espírito Santo - Os aliados do PT fecharam a conta aqui. Mas cabe um reforço, pois a diferença foi mínima.


Rio de Janeiro - Outro lugar onde os aliados fecharam a conta. Devem se mobilizar para pegar os votos da Marina (principalmente os que votaram no Sérgio Cabral).

São Paulo - Estado perdido para a Dilma, pois é terra do Serra e ele, salvo pela Marta Suplicy, quase fechou a conta. Faz-se urgente investir no interior.

Minas Gerais - Situação complicadíssima para a Dilma: 1) o PSDB fechou a conta aqui; 2) o Aécio não tá fazendo corpo mole. A campanha da Dilma tem que mostrar ela urgentemente em Ouro Preto e comendo pão de queijo. E vá para Uberaba, Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Varginha, Poços de Caldas e Pouso Alegre

Nenhum comentário: