sexta-feira, outubro 01, 2010

Eleições 2010 - A calma antes da tempestade II

Bom, domingo são as eleições. Seguem meus prognósticos

 Presidente - O cenário está imprevisível: pode ser que a Dilma ganhe no primeiro turno ou não. Se isso acontecer, a "culpa" será da Marina, que está "roubando" votos petistas das classes mais altas (o escândalo da Erenice é mais plausível das pessoas entenderem - e se revoltarem - que o da receita). De qualquer forma, ela terá a faca e o queijo na mão, pois o Serra precisaria que TODO o eleitorado da Marina e parte do da Dilma aderissem a ele, o que é improvável. De certa forma, um segundo turno seria bom, para que o PT não se sinta com "legitimidade" para fazer merda.

Ah, sobre o debate na Globo: ninguém se destacou, o que faz com que a Dilma tenha "ganho" - haja aspas aqui, hein!?

Governador - Todas as pesquisas indicam que o Agnelo está na frente, e quase todas indicam vitória no primeiro turno. Esse cenário é bastante possível, mas não diria provável, talvez por instinto, talvez por medo. De qualquer maneira, caso haja um segundo turno, é bastante provável que ele ganhe, visto que certamente herdará os votos do Toninho (que claramente está recebendo votos de simpatizantes petistas que não se conformam com a aliança com o Fillipelli).

A candidatura d'Horroriz foi marcada por vários reveses: 1) decisão contrária no TRE-DF; 2) decisão contrária no TSE; 3) decisão "neutra" (na verdade indefinida em 2010 e contrária em 2014 e 2018 - ao menos até a renúncia à candidatura d'Horroriz) no STF; 4) renúncia da candidatura; 5) desempenho MUITO abaixo da crítica da Weslian no debate da Globo (o povo que fala que ela "foi tímida" já estava propenso a votar nela de qualquer jeito); e 6) esse vídeo-vendetta d'Horroriz contra o Ayres Britto (esse vídeo é uma faca de dois gumes: alguns podem interpretar que o Britto votou contra Horroriz de má-fé, mas outros podem interpretar que Horroriz tentou fazer uma trapaça - além disso, não acho que tenha sido uma boa idéia falar que poderia pagar R$ 1 milhão...). Além disso, há ainda o julgamento da Weslian no TRE-DF amanhã, hein? Havendo uma decisão negativa e o segundo turno, é mais outro revés grave.

Senadores - O Cristovam já estaria reeleito de qualquer maneira, afinal, é o primeiro senador a terminar o mandato sem problemas desde o Valmir Campelo. Já o Rollemberg ganhou um presente dos céus com a Ficha Limpa: além de prejudicar a campanha d'Horroriz, pegou também a aVadia. Além disso, o Gilmar Mendes não proferiu nenhuma decisão liminar a favor da candidatura dela (deem um crédito para ele, pessoal!), e isso claramente prejudicou a campanha dela. Quanto ao Fraga... Apesar desse sprint final, a pecha de "traíra" pesou contra ele. Talvez o senado precisasse de uma pessoa mais para a direita para compensar a saída de Marco Maciel e a entrada de Netinho...

Deputados federais - A quantidade de mudanças será óbvia: como Jofran Frejat (apresentem-me um eleitor do Frejat!), Fraga, Rollemberg e Fillipelli não serão candidatos, 3 vagas estarão em aberto. Vamos primeiro à situação dos atuais deputados:

Augusto Carvalho - Ficou com o filme bastante queimado na desastrosa gestão da secretaria da saúde. Terá sorte se conseguir uma vaga dependendo da votação do Reguffe (ops, já disse um dos meus palpites!). Mas acho que será suplência mesmo.

Laerte Bessa - Fez uma campanha bastante acanhada em relação à de 2006. Definitivamente não será ele quem será o herdeiro legítimo do eleitorado do Fillipelli. Vai para a suplência, pois ainda tem votos da categoria policial (em todos os sentidos...). Além disso, não disputa mais votos com o Fraga.

Bispo Rodovalho - Idem Laerte Bessa. Porém, pode ser que seja beneficiado pela "cota crente". Vai ficar na rabeira ou na suplência.

Magela - Tem o recall de ter sido o federal do PT melhor colocado nas eleições passadas. Provavelmente será eleito por média. E tem o apoio maciço dos bancários

Com somente o Magela garantido, vamos a meus outros palpites:

Reguffe - Será o deputado mais eleito, beneficiado por passar mais que imune (e merecidamente botando banca) no escândalo da Caixa de Pandora. Levará consigo alguma outra pessoa da coligação.

Paulo Tadeu - Principal figura petista a surgir pela atuação pós-Caixa de Pandora (na verdade foi o Cabo Patrício, que é pau-mandado dele, mas o cabo preferiu manter a vaga na Câmara Legislativa).

Érica Kokay - Dividiu com o Paulo Tadeu o estrelato na atuação pós-Caixa de Pandora. Além disso, tem o apoio do sindicato dos professores.

Jaqueline Horroriz - Um nome tão lindo com um sobrenome horroroso... Será a mais bem colocada da chapa d'Horroriz. É a única que tem chance de tirar do Reguffe o primeiro lugar nas eleições, mas acho bem difícil isso...


Ademir Santana - Cada época tem o Osório Adriano que merece... Como é a primeira campanha do ainda senador, ele está investido pesado. Pena que o jingle dele ficou HORRÍVEL - registre-se, o que mais gostei foi o do agora ex-candidato Newton Lins (PSL).

Essas são minhas certezas. Já esses disputam as vagas restantes: Luiz Pitiman (na verdade o sobrenome é alemão: Pietschmann), do PMDB, que também está investindo pesado, embora a coligação dele seja ruim; Policarpo (PT), que parece ser da burocracia petista; e o Bessa ou o Rodovalho.

Deputados Distritais

Uma penca de mudanças: Pedro Passos renunciou; sua substituta, Eurides Brito, foi cassada; Leonardo Prudente, Júnior Brunelli e Rogério Ulysses, atingidos pela caixa de Pandora, estão fora. Reguffe, Paulo Tadeu e Érica Kokay se candidataram a federal. Benício Tavares e Cristiano Araújo foram atingidos pelo Ficha Limpa. Wilson Lima tentou ser governador e se deu mal. Como são 24 deputados, e não estou com saco para falar de todos, aqui vão alguns dos meus palpites:

Chico Leite, Cabo Patrício, Rôney Nemer, Olair Francisco, Raad, Dr. Charles, Eliana Pedrosa e Benedito Domingos serão reeleitos. José Edmar, Wasny e Arlete Sampaio voltarão. Agaciel Maia, Guilherme Campelo (filho do Valmir) e Mauro Martinelli e Liliane Horroriz entrarão. Maninha dependerá do quociente eleitoral. Sirqueira Campos, Chico Vigilante, Alírio Neto, Batista das Cooperativas e Coronel Júlio César são incógnitas. O resto entra na cota de surpresas

Nenhum comentário: