segunda-feira, julho 05, 2010

Previsões furadas: semi-finais

Que coisa horrível - aproveitamento de 25% de previsões nas quartas! Felizmente nas semi-finais a coisa é, paradoxamente, mais fácil. Após a Copa, quando as coisas tiverem mais calmas, falarei sobre o Brasil.

Uruguai x Holanda - Único sul-americano a honrar a tão propalada "Copa Mercosul", ele já fez tudo o que podia fazer nessa Copa - aliás, até se excedeu, pois aquele lance da mão do Suarez não acontecerá nos próximos 100 anos. Mas não há como Uruguai ir para as finais. Infelizmente o Suarez e o 'psicopata' Lugano (repararam que em TODOS os closes ele parece querer retalhar alguém?) estarão fora da partida contra a Holanda. Apesar de sofrer alguns desfalques decorrentes de suspensão no jogo contra o Brasil, a Holanda (com uma seleção PIOR do que a das Copas de 90, 94 e 98, para não falar a de 74/78...) passará sem traumas para as finais. Torcerei para o Uruguai nessa, mas se a Holanda passar, torcerei para a Holanda na final. Há muito eles merecem ganhar um título.

Alemanha x Espanha - Após duas goleadas contra a Inglaterra (grande coisa!) e Argentina (aí sim...), a Alemanha credencia-se como franca favorita contra a Espanha. E essa Alemanha é bem diferente (e bem melhor) daquela que perdeu a Eurocopa 2008 contra a Espanha, que continua a mesma - e que penou para fazer gols em Portugal e Paraguai. A única possibilidade da Espanha ganhar é se ocorrer aquele instante de pane que teve contra a Sérvia e contra a Inglaterra.

Falei que a Alemanha é favorita para as semi-finais, né? Pois bem, ela NÃO é favorita para a final. Por um motivo simples: a rivalidade entre Holanda e Alemanha tem a mesma toada que a de Brasil e Argentina. E, como qualquer clássico, não há favoritos aí. Em 74 a Alemanha ganhou de uma Holanda melhor (não BEM melhor, mas apenas melhor - porque a Alemanha também tinha um timão). Nada impede que a Holanda, dessa vez, ganhe de uma Alemanha melhor. Além do mais, com o tanto de boeres a Holanda está meio que jogando em casa (embora com a África do Sul fora na primeira fase, tabus já não existem).

Nenhum comentário: