domingo, julho 11, 2010

Copa 2010 - Espanha entrou no grupo dos campeões, com um desempenho pífio

Pensava-se que a Copa de 2006 tinha sido o ápice do pior futebol com 32 seleções. Até que houve a Copa de 2010. Em que pese a fase de mata-mata ter sido muito boa, não foi o suficiente para superar a já média de gols da Copa passada (145 a 147). Vuvuzelas? Jabulani? Talvez. Mas a única coisa que essa Copa superou a passada foi na péssima qualidade da arbitragem (comparável com a Copa 2002, que de modo geral foi boa).

A Espanha reflete o que foi a copa: um desempenho sofrível, com 8 gols marcados. E parece que finalmente acharam o seu estilo: em vez da fúria goleadora que perde no mata-mata, o "estilo toureiro", que fica tocando a bola de lado até procurar uma brecha e tentar alguma coisa, matando os adversários (e o público) de tédio. O cantenaccio italiano arranjou um rival de respeito. Mas eles ganharam de forma merecida, pois foram melhores em todas as partidas que disputaram (inclusive na derrota contra a Suíça).

Mas sim, eles jogaram melhor que a Holanda, que se concentrou mais em dar as botinadas e se concentrar nas enfiadas para o Robben. Pela quantidade de cartões amarelos era previsível que um holandês seria expulso, o que aconteceu com o Heitinga na prorrogação. E esse defensor a menos é quem deveria estar tomando conta do Iniesta.

Seja bem-vinda, Espanha, ao clube dos campeões. Jogou ruim como nunca, mas também ganhou como nunca.

PS: E o Pelé acertou... A ordem das coisas foi rompida!

Nenhum comentário: