segunda-feira, agosto 10, 2009

Será que consegui matar a charada do Wii Vitality Sensor?

Estava outro dia vendo os jogos mais vendidos do Wii no vgchartz à caça de jogos desconhecidos do qual nunca tinha ouvido falar, e topei com um tal de Endless Ocean.

É mais um para confirmar a fama de "jogos casuais" do Wii: basicamente você é um mergulhador que busca um tesouro perdido no meio do mar. Mas se pensa que você tem que passar por inúmeros perigos e enfrentar inúmeros monstros derivados de mitologias mil, está muito enganado. Você simplesmente procura tesouros e tira fotos de várias espécies de criaturas marinhas. Apenas isso.


Você me pergunta então: "mas qual é a graça disso?". Bom, tudo depende da perspectiva: você pode achar chato, mas outras pessoas (na verdade, praticamente 1 milhão) acharam relaxante. Ainda mais com música new age ao fundo (e com opção de colocar o mp3 de
sua escolha num cartão SD - recurso que pouquíssimos jogos do Wii têm).
Enfim, vejam o trailer e concluam por si mesmos.

Tá, e onde entra o Vitality Sensor? Bem, existem pessoas que jogam o videogame para dar uma relaxada, mas há outras pessoas que acham essa coisa toda de videogame muita agitação para elas. Geralmente ou essas pessoas nunca tocaram em um controle na vida (geralmente pessoas de 50 anos pra cima) ou querem fugir o máximo possível de qualquer agitação. Neste caso, seriam pessoas que trabalham feito condenados e tudo o que querem quando chegam em casa é simplesmente relaxar.

O Vitality Sensor serviria para medir os batimentos cardíacos do jogador e mudar a intensidade do jogo
(de modo que ignoro, mas que os desenvolvedores da Nintendo com certeza devem estar batendo cabeça nesse dilema agora) para que ele relaxe. Claro que poderá servir para o oposto, fazer com que o jogo se torne mais difícil. Mas a menos que mudem o layout dele (já que usa a saída do Wiimote, o que inviabilizará o uso do nunchuck), o argumento para as vendas será esse. E nem falo do uso combinado com a balance board...

Outro fator que corrobora essa direção é que o jogo foi desenvolvido por outra companhia, uma tal de Arika, criada por ex-empregados da Capcom. Ela fez um jogo com uma temática parecida com a do Endless Ocean, chamado Everblue, para o Playstation 2. Ignoro as vendas, mas foram significativas o bastante para que o jogo merecesse uma sequência. E aqui está o cerne da questão: enquanto o Everblue foi distribuído pela Capcom, a própria Nintendo assumiu a distribuição do EO.

Então o Endless Ocean 2 será compatível com o Vitality Sensor? Provavelmente não, já que ele está para ser lançado. Mas provavelmente veremos um jogo novo da Nintendo que usará essa temática relaxante. E o EO mostrou que isso é possível. Espero que também utilize a opção de selecionar a música no SD e a opção de NÃO SELECIONAR NENHUMA MÚSICA, deixando apenas o som ambiente. Tenho um sério problema de ficar com uma melodia na cabeça na hora de dormir que é o prelúdio da insônia.

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