quarta-feira, maio 13, 2009

Work in progress - 100 melhores jogos pela IGN (1)

Essa não será uma série, nem será algo fixo. Tratar-se-á de comentários avulsos, aleatórios e possivelmente incongruentes sobre a lista de 100 melhores jogos de todos os tempos feita pelo IGN . Vamos lá?

Nesse post, vou falar aleatoriamente sobre os jogos que estão de 91º a 100º e 10º a 1º - eu disse, não haverá nenhuma lógica. Aos Jogos:

Battletoads (98º). Esse eu conheço da época. Foi vendido como um "similar dos Tartarugas Ninja" (OBS: se não me engano, o beat 'em up deles NÃO APARECE NO RANKING - para vocês verem como esse ranking é uma bela bosta). Mas em hipótese alguma deve ser considerado assim, pois a jogabilidade é extremamente variada, com fases totalmente diferentes das outras. Mas tem outra coisa: foi eleito - merecidamente - o jogo mais DIFÍCIL de todos os tempos pela gametrailers (procurem o vídeo). Pessoalmente, jogando Battletoads & Double Dragon pro Mega, empaquei no equivalente à fase do Snake Pit. Enfim, posição merecida

F-Zero (97º) Na época, deixou todo mundo embasbacado com o poder do Super NES. E era super veloz pra época. Seria uma posição não merecida se ele perdesse feio pro F-Zero X no Nintendo 64. Se você nunca jogou jogue no emulador/wii AGORA!!!

Herzog Zwei (95º) Você nunca ouviu falar nesse jogo? EU TAMBÉM NÃO! E aqui começa a minha bronca com o ranking: pouquíssimos jogos do mega foram levados em conta, e esses pouquíssimos ou são bizarros feito esse ou são RPG (por que diabos tanta gente gosta dessa porcaria de estilo!?) ou estão em uma posição horrível (vide Sonic). A IGN colocou esse jogo por ser um protóripo de rts (real time strategy). Pessoalmente esse é um critério relativo, já que Pitfall (outra reclamação: NENHUM JOGO DO ATARI - será que só porque não tinham final!?) poderia ser um protótipo do Super Mario Bros e tampouco está na lista.

Super Metroid (10º) Metroid é foda. É FODA!!! Indiscutivelmente. Minha reclamação é que na minha época quase NINGUÉM falava dele pro NES (pessoalmente só tive conhecimento quando comprei um calendário com jogos do Nintendo que veio na Videogame e falava da surpresa do Samus ser A Samus). Daí veio o Super Metroid e todas as revistas começaram a incensá-lo, e eu "qual é a graça!?". Mal sabia eu... Resolvi jogar o Metroid do NES e AMEI!! Daí joguei Super Metroid até me perder no walkthrough que eu tava. Tipo, Super Metroid é a versão revista, ampliada e melhorada do Metroid. Ponto. Não sei se merece estar em 10º, mas com certeza merece estar entre os 10 primeiros.

Street Fighter II (8º) Bom, nada a dizer, mas acho que ele deveria pelo menos ficar no pódio, substituindo o Zelda. Se bem que 99% dos rankings que você vai encontrar na internet colocará o Zelda do N64 entre o primeiro e o terceiro lugares... Tá, então eu colocaria o SF2 em 4º... NÃO! Em 2º mesmo!!! E pau no cu de gamemaníacos nerds que admiram o Link (escrevo isso antes de me aprofundar no Zelda 64)!!!. Pelo nível de penetração (ui!) que ele teve na massa além games ele merece tomar o lugar do Zelda SIM!!!

Starcraft (7º) Aqui falo de um jogo que nunca joguei, apenas para dar uma bronca: O MELHOR JOGO DA BLIZZARD (até agora) CHAMA-SE DIABLO II!!! ELE É QUEM DEVERIA ESTAR NO RANKING, e não Starcraft (por ser da Blizzard, deveria estar em 9º ou em 11º)

Super Mario 64 (5º). Esse eu ainda não zerei no emulador (quero zerar com as 120 estrelas, o que é absurdamente foda - ainda sim menos absurdo do que zerar com 100% o Super Metroid...). Bom, Mário é Mário, e esse foi fundamental pra Nintendo, já que foi a prova dos 9 pra saber se ela se adaptaria ao universo 3D. Sim, se adaptou (ao contrário do Castlevania, Contra, Final Fight, Mega Man e, PRINCIPALMENTE, Sonic). Além disso, o Mario 64 foi o paradigma para todos os jogos subsequentes do bigodudo, incluindo Super Mario Galaxy. Falando em paradigmas, dou um link interessantíssimo para o blog Loading Time, que postou um artigo deveras interessante sobre o paradigma Mario 3D. E sim, 5º é uma posição merecida.

Tetris (3º) Claro que fica no ranking!!! Além de ser a última grande contribuição dos soviéticos para a humanidade, foi o disseminador do Game Boy (de onde vocês acham que vieram aqueles tantos mini-games com formato parecido com o do Game Boy com variações infinitas do Tetris!?), foi o jogo preferido das mulheres até o fatídico (porque acho uma bosta) The Sims. Mas taí, esse é um jogo que não tem fim e que está no ranking da IGN. Ou não?

Zelda Occarnia of Time (2º): Antes da zica de não mais poder piratear (por enquanto) o meu Wii bloqueado, eu iria comprar o Zelda do Wii, mas apenas para jogar primeiro o Zelda emulado nele. Mas agora terei que comprar o jogo no Virtual Console e jogar. Mas antes disso tem o Mario 64, tem o F-Zero X, tem o Mario Kart 64... só depois virá o Zelda. Mas jogarei, e quando terminar colocarei aqui a minha opinião sobre se é tão bom quanto falam mesmo.

Super Mario Bros (1º): Ah, esse sim merece o topo do pódio! E não parece, mas é um jogo FODA de terminar. Mesmo com a manha dos dois Warps na fase 1-2 e 4-2.





Nenhum comentário: