quinta-feira, março 22, 2007

O Mundo Encantado da Barra da Tijuca (2)

No artigo anterior eu falei sobre a visão de mundo que chamo "O Mundo Encantado da Barra da Tijuca" (MEBT) e de sua diferença em relação ao Carioca's Way of Life. Neste eu pretendo falar sobre a expansão do MEBT.

Pra variar, eu vou pôr a culpa da origem de tudo na xuxa na Xuxa. Ela, que é um exemplo para os baixinhos desde a época do "Amor, Estranho Amor". Se lembram do quão colorido era o programa dela? Era exageradamente colorido, pra dizer a verdade. Era bem Miami...

(Interlúdio de pensamento que passou pela minha cabeça: me lembro de ter lido em algum lugar que a estética brega de Miami tem a ver com a fragilidade do lugar onde foi construída. Em um pântano, numa rota de furacões, não dá para se sentir que algo irá durar eternamente por ali. Por isso, Miami é como você seria se soubesse que só tem 2 meses de vida... fim do interlúdio).

Ainda na Xuxa, me lembro de uma cena no "Super-Xuxa contra o Baixo Astral" onde há uma guerra de ketchup e mostarda num Bob's. É o domínio do berrante.

Essa visão estética prosperou pelo Faustão em seus inícios na Globo (Controle Remoto, aquela gincana de crianças que esqueci o nome) , nos Trapalhões pós-Zaca, etc. Mas começou a se solidificar mesmo a partir do Plano Real. Com a concorrência do Brega de São Paulo (Gugu, pagodeiros, etc.), a Globo foi obrigada a reagir. Primeiro com as reportagens adulatórias do Ronaldinho (até então celebravam o CWL, como as do Romário até hoje, apesar de não mostrarem mais a mãe dele fazendo a macumba da garrafa quebrada) e depois com o nascimento da Sasha.

Mas agora vou falar de casos mais graves:

1) A celebração dos 500 anos do Brasil. Nada contra o Hans Donner, mas a Globo, com uma visão norte-americana da comemoração (pra quem não sabe o dia do descobrimento da América é feriado nos EUA - taí um ensaio interessante: por que eles comemoram se o Colombo nem passou por lá?) sendo que nem todos têm essa visão - não que eu concorde, pois era apenas uma efeméride, por que não comemorar?

2)Os Jogos Pan-Americanos. Aqui queria chegar! Pra quem não sabe, os Pan-Americanos não fraquíssimos! Os EUA, salvo quando são realizados lá, só mandam o Time B. Por isso que ganhamos medalhas no atletismo e na natação no pan. Sem contar o impacto da ausência dos chineses e dos russos... Outra coisa, ainda mais grave: o orçamento do Pan, que era de uns R$400 mi, já passou de R$ 3 BI! E a Globo não dá UMA LINHA sobre isso! Minto, só dá notícia dos aportes do governo federal (que originalmente não se envolveria, me lembro bem). Só pensa no oba-oba da cobertura.

Imagino como que vai ser na Copa do Mundo...

Nenhum comentário: