sexta-feira, março 16, 2007

O Mundo Encantado da Barra da Tijuca (1)

É como defino a estética da Globo. Favor não confundir com o "padrão Globo de qualidade", que funciona como um ISO9000 -embora "O mundo encantado..." resulte desse padrão.

Vou explicar melhor. "O mundo encantado da Barra da Tijuca" (MEBT) é uma visão de mundo irritantemente colorida e asséptica que aparece em determinados programas dramatúrgicos da Globo, como Malhação, Programa-da-vez-da-Xuxa, Turma do Didi e no Big Brother -não tenho saco pra ver esses programas, mas 2 minutos com a tv sintonizada já são suficientes pra notar isso. É um sub-gênero do Carioca's way of life (CWL), resquício moribundo da época do Rio capital. O CWL é aquele que aparece nas novelas. Na prática é ainda asséptico, mas a pitada de tragédia rodrigueana o salva do ridículo na hora do vamos ver.

O MEBT é um sub-gênero do CWL primeiro pela Barra ficar no Rio (dããã!), e segundo por se originar do mesmo anseio dos cariocas de parecerem mais cosmopolitas do que realmente são. O CWL tem a tragédia do Nelson Rodrigues, mas a vontade de ser tão sofisticado quanto alguém da classe média-alta do eixo Elisabeth Arden (Nova York-Paris-Londres). Já o MEBT tem a nulidade apóstata com a vontade de estar em Miami (quem já foi na Barra sabe do que falo...). Só que, diferente do estado de vida do CWL, que se tornou uma reação/nostalgia dos cariocas frente a decadência pós-mudança de capital/fusão com o Estado do Rio de Janeiro, o MEBT está em expansão. No próximo post falo mais sobre isso.

Nenhum comentário: