segunda-feira, agosto 14, 2006

Pequenas pessoas grandes heróis (ou: entrevista com o Espírito Sinistro)

Estou começando a pensar sobre qual é a verdadeira natureza da vida. Antes acreditava que o sentido era contribuir para a história da humanidade de alguma forma positiva, criando uma obra-prima ou influindo de forma definitiva para algum acontecimento histórico importante.

Mas meu lado niilista, aka Espírito Sinistro, que está cada vez mais se sobrepondo ao meu lado realista (acho que vai ganhar mesmo a parada), me diz: "Mas Lobo, você sabe como será o final da humanidade! Caso não haja nenhum Deus ex Machina ou a humanidade acabará por si só, ou uma chuva de meteoros/meteoro gigante/cometa cruzará com a órbita da Terra e acabará com tudo ou, na melhor da pior das hipóteses, o Sol entrará em supernova daqui a um bilhão de anos e pulverizará o planeta. Ainda no melhor dos universos possíveis, quando poderemos viver nas estrelas, daqui a 10²³ anos, não existirão mais sóis, não haverá mais energia, e assim a humanidade é tão mortal quanto você". Logo, a longuíssimo prazo, escrever seu nome na história é inútil.

Então qual seria o verdadeiro sentido da vida? "Bem, Lobo, a vida não tem nenhum sentido. Quanto à isso não se iluda. O que você deve fazer é manter-se ocupado o máximo de tempo possível para que quando você notar, esteja no leito de morte, na iminência de partir para a escuridão total, dizer: 'mas já acabou? que merda, eu não vivi nada!'"

Você não conta com a existência de Deus ou alguma entidade superior? "Claro que existe a hipótese! É o Deus ex Machina, Aquele que virá resgatar a alma dos justos e acabará com a raça dos descrentes. Se essa hipótese se comprovar, apesar do mundo não acabar com a sua morte, você tá fudido, seu descrente!".

Minhas convicções religiosas não são relevantes nessa discussão. "Ok".

"Seu problema é que você não tem nada para fazer. Se trabalhasse, sua existência seria medíocre, provavelmente, mas você não teria tempo para ocupar sua cabeça com pensamentos de desespero. Se preocuparia apenas em trabalhar e manter/melhorar o emprego. A origem de sua tristeza e melancolia é essa, apenas."

Sim, mas como posso me ocupar se não consigo trabalho? "É um círculo vicioso foda, né? Mas eu não tenho essa resposta. O que espero é que você seja forte o bastante, para poder iniciar ao menos essa vida que pode ser medíocre, mas ao menos lhe impede de ter pensamentos ruins..."

Nenhum comentário: