quinta-feira, julho 18, 2013

Sobre as consequências das manifestações em 2014 - Pesquisa Ibope

 http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/07/lula-superaria-dilma-se-fosse-o-candidato-do-pt-aponta-ibope.html

- Dilma despencou de 58% para 30%.

- Marina disparou de 12% para 22%

- Aécio ultrapassou... A margem de erro, de 9% para 13%

- Eduardo Campos nem isso: subiu de 3% para 5%

Vamos lá:

- O segundo turno está praticamente garantido entre Dilma e alguém.
- Os votos na Marina claramente são daqueles que são de esquerda, mas estão desiludidos com o PT. Até agora é ela quem está surfando no oceano azul.
- Os votos no Campos são os desses mesmos, mas os que são um pouquinho mais conservadores para votar em uma "novidade política" (entre aspas porque a Marina não é nenhuma novidade na política, pois já está aí desde a década de 90). Como vocês viram que a candidatura não está decolando de jeito nenhum, existem dois palpites: ou o Eduardo Campos retirará sua candidatura (para tristeza do Rodrigo Rollemberg) ou ele será devidamente cristianizado para ver se o PSB consegue barganhar mais um ministério para 2015.
- O Aécio conquistou alguma coisa sim, mas ainda está muito aquém do que deveria. Senão vejamos: Dilma perdeu 28 pontos. Marina ganhou 10 pontos, ele ganhou 4 e o Eduardo Campos, 2. Significa que ele está falhando miseravelmente em ganhar os 26 pontos dos indecisos e dos que vão votar em branco/nulo. É melhor fazer uma correção de rota logo, senão a Marina fica com a segunda vaga...

- E o segundo turno? A Dilma ainda leva. Isso não está indicado pelo empate técnico em um segundo turno com a Marina, mas sim com o fato de que se o candidato fosse o Lula ele teria 41% dos votos no primeiro turno. Ou seja: ele ainda é O cabo eleitoral com uma ROSA (with a ROSE) na mão e ela ainda é O poste.
- E não, o Joaquim Barbosa NÃO vai se candidatar. Parem com isso.
- Fazem pesquisa com o Lula, fazem pesquisa com o Joaquim Barbosa... Por que não fazem pesquisa com o Serra? Além de ser isonômico com as possibilidades, já foi feita uma pesquisa tabajara (Paraná Pesquisas? Nunca ouvi falar) onde o candidato do PSDB é o Serra e ele fica em empate técnico com a Marina.

Táticas a serem usadas para quem quiser ganhar do PT:
- Mirem no Lula (mensalão em nome da Rosa);
- Mirem na indiferença.

Nenhum comentário: